A arte dos azulejos

0
1049

Azulejo é uma designação portuguesa e castelhana, derivada do termo árabe “al zulaicha”, ou “zuléija”, que significa ladrilho. Usado para as mais diversas finalidades, o azulejo é essencial na decoração, seja para um simples revestimento ou para a criação de mosaicos.
Os azulejos têm uma história interessante, principalmente se a referência for Portugal. Neste país, o azulejo ultrapassou a mera função utilitária ou o conceito de arte ornamental, se pensarmos nos azulejos decorados, e atingiu o status de “arte”, enquanto intervenção na criação das arquiteturas das cidades. Não é por acaso que o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, é hoje um dos mais importantes museus de cerâmica do mundo.
Azulejo significa uma placa cerâmica quadrada com uma das faces decoradas e vidradas. A sua utilização na decoração e na arte é decorrente da sua durabilidade e do modo de aplicação, garantindo o registro do imaginário. Vários são os motivos e vários os desenhos que se pode criar com os azulejos. Utilizando técnicas semi-industriais ou industriais, permitindo uma maior rapidez e rigor de produção, as fachadas com azulejo de padrão e cercaduras delimitando as portas e janelas, são elementos fundamentais, através da cor e variações de luz, da identidade urbana.
Aqui na Vila Madalena, a Casa dos Azulejos chegou para suprir as necessidades daqueles clientes que procuram uma maneira diferente de decorar casas, apartamentos, lojas, sítios, piscinas, oferecendo diversos tipos de cerâmicas e azulejos para reposição, aqueles que estão fora de linha.
E nesse misto de tradição e de originalidade, uma peça tão simples como o azulejo conta, através da sua história, a nossa história, a evolução da sociedade e da cultura, integrando elementos tão diversos quanto a sabedoria islâmica, o espírito renascentista, o exotismo das descobertas, a inspiração da Europa do Norte ou o fascínio do Oriente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA