Movimento que cura

0
1370

Foto: Divulgação

Divulgação
A fisioterapeuta Janaina Cintas

A fisioterapeuta paulista Janaina Cintas inaugura seu novo estúdio de Pilates na Vila Madalena, onde aplica um método próprio de exercícios que tem como objetivo aliviar a pressão intra-abdominal provocada pelo sedentarismo, reduzindo problemas como incontinência urinária, refluxo, dificuldades respiratórias, postura incorreta e até enxaquecas.

“Mesmo quem tem uma hérnia ou problemas na coluna pode e deve manter uma rotina de exercícios físicos”. Se você vive com dores, essa afirmação da fisioterapeuta Janaina Cintas pode até parecer um contrassenso. Mas ela embasa a crença de que “o movimento é a arte da cura” – desde que realizado, é claro, com orientação de um profissional – em muita pesquisa e na evolução da ciência nos últimos anos.

Atleta de alta performance – foi bicampeã mundial de BMX -, Janaina já sofreu muito com dores por conta do grande esforço físico exigido pelo esporte. Foi então que resolveu ir para a Europa estudar mais profundamente a ciência do Pilates. A partir desse estudo, a fisioterapeuta desenvolveu um método próprio de exercícios, que tem como diferencial trabalhar para aliviar a pressão intra-abdominal provocada pelo sedentarismo. “Os benefícios são inúmeros”, afirma ela. “Além de melhorar a postura, ajuda na respiração – pois libera a movimentação do diafragma -, reduz problemas como incontinência urinária, cólicas e até enxaqueca”, ressalta. O alívio na pressão do abdome também resulta na perda da circunferência abdominal, deixando o corpo mais esguio.

GVM julho 2019 - Saúde e Bem Estar - Studio Janaina Cintas 4Janaina explica que o aumento da pressão intra-abdominal é importante para a estabilização da coluna vertebral. Porém, se esse aumento for mantido, o indivíduo perde a eficácia da contração dos músculos extensores mais profundos do tronco e, quando isso acontece, o corpo cria um mecanismo de compensação para manter a estabilidade, que nesse caso específico passa a ser realizada pelos músculos superficiais. “Dessa forma, todo o abdome é sobrecarregado e o diafragma também”.

De volta ao Brasil, Janaina acaba de inaugurar um studio de Pilates, localizado na Vila Madalena, onde aplica seu método e trabalha com uma mescla dos exercícios clássicos desenvolvidos pelos criador Joseph Pilates e outros que não seguem tanto a linha tradicional. “A ideia é que o aluno venha fazer as aulas de Pilates e, se necessário, eu aplico os exercícios específicos para o alívio da pressão intra-abdominal”, descreve.

O espaço, na Rua Fradique Coutinho, funciona em um moderno prédio comercial, com total segurança e local para estacionamento. As aulas podem ser individuais ou em grupo de, no máximo, três pessoas. Cada aluno passa por uma avaliação e realiza séries de exercícios personalizadas.

GVM julho 2019 - Saúde e Bem Estar - Studio Janaina Cintas 2Além do Pilates, é possível fazer sessões de fisioterapia, inclusive com a técnica de cadeia manual, método que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. “As pesquisas evoluíram muito na área de fisioterapia e, hoje, os tratamentos não se limitam apenas a choquinhos”, afirma ela. (Lucia Oliveira)

Studio Janaina Cintas, Rua Fradique Coutinho, 30, Sala 26, Pinheiros, Telefone 3081-0072, Whatsapp: 98869-0072, www.studiojanainacintas.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA