Uma ceia mineira

0
4131

Foto:

Consulado Mineiro

A culinária de Minas é pródiga em sabores suculentos e pratos que todo mundo gosta. Veja duas sugestões para você levar para casa neste Natal.

Fernando Carneiro, dono e chef do restaurante Consulado Mineiro, é mineiro de Senador Firmino e cozinha desde pequeno para a família. “Éramos muitos irmãos e eu me encarregava de fazer a comida pra todo mundo. E fui melhorando, aprendendo mais receitas e acabei, na vida adulta, me tornando chef de cozinha e em 1991, abrimos, eu e meu irmão, a casa da Praça Benedito Calixto. Em 1998, aqui na Cônego”, conta sua história.

O restaurante se tornou uma referência em matéria de culinária de Minas Gerais. Diariamente, serve um bufê, a preço fixo, com várias sugestões. Saladas e pratos quentes como tutu à mineira, feijão tropeiro, quibebe com carne de sol, vaca atolada e outras delícias. Para finalizar a refeição, tem doces mineiros típicos como a ambrosia, arroz de leite, doce de leite, goiabada cascão e queijo minas.

Este ano, o Consulado está aceitando reservas de confraternizações de final de ano para grupos. Para esse público, o restaurante oferece duas opções de cardápio com saladas, pratos quentes e sobremesas. O lombo e o leitão também fazem parte do cardápio.

Fernando conta que sempre alguns amigos pedem para que ele faça o leitão e o lombo para levarem para a ceia de Natal. Este ano resolveu também aceitar encomendas de outros clientes. “Aliás, são dois pratos que não podem faltar em ceia de Natal. Quando vou para minha cidade, levo os pratos prontos para compartilhar com a família, é claro”.

Como o restaurante fecha para as festas no dia 22 de dezembro, as encomendas devem ser feitas e retiradas até essa data. Quanto mais cedo for feita a encomenda melhor. Fernando explica que o “lombo temperado com alho e cebola e ervas fica marinando por dois dias para adquirir mais sabores e maciez”. Do restaurante, as carnes devem ser mantidas em geladeira até a noite da ceia de Natal.

Antes de servir, basta reaquecer os pratos no forno, decorar e servir aos convidados. Para o lombo ficar mais interessante, Fernando recomenda um molho à base de suco de laranja e vinho branco.

Consulado Mineiro
Rua Cônego Eugênio Leite, 504
Telefone 3898-3241 e 7802-3628
www.consuladomineiro.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA