Claudio Salerno tem história no bairro: nasceu na Inácio Pereira da Rocha, 385, cresceu e continua vivendo por aqui, mora na Alves Guimarães. Seu trabalho também é na região, na Fradique Coutinho. Sua família era muito conhecida na Vila: “Meu avô Sambó era muito conhecido aqui, ele apitava jogos, meus tios jogavam bola”, conta ele. “Onde tem o conjunto do BNH eram três campos de futebol”, lembra Cláudio, que nasceu em 1950. Ela fala com entusiasmo da transformação do bairro: “Foi para melhor. as noites são supermovimentadas, com bares de qualidade”. Ele conta que “tinha um bonde na Teodoro que ia até o Largo de Pinheiros e outro que virava aqui na Fradique e ia até a Purpurina. Era muito bonito”.
Profótica
Aos 10 anos ele começou a trabalhar em ótica, com um tio, lá no Jabaquara. Aos 22, já montou sua loja e não parou mais. São 47 anos trabalhando em ótica e com muita satisfação. “A Profótica está aqui há 34 anos aqui, com algumas reformas e poucas mudanças de funcionários”, diz ele, que gosta de manter os funcionários por muito tempo “para não ter divergência com cliente”. Claudio salienta que a clientela também está com ele há muito tempo: “Eu atendi a mãe puxando a filha e agora eu atendo a filha da filha, então isso é muito importante”. Mesmo o pessoal que muda de bairro, não deixa de vir fazer óculos com ele: “Tenho alguns clientes que mudaram para a Alemanha e Israel e, quando eles vêm para cá, vêm fazer óculos aqui. Isso nos toca muito”.
Excelência
E o que faz essa diferença? Claudio garante que é o bom serviço, o bom atendimento e a excelência na parte técnica. “Temos um laboratório totalmente computadorizado, com lensômetro digital, Activisu, o Ipseo da Varilux, que é um aparelho só para fazer um tipo de lente multifocal. São poucas as lojas de São Paulo que têm o equipamento que nós temos”, explica Claudio. O Activisu, por exemplo, faz medidas e fotografa os clientes com várias armações e assim ajuda quem tem hipermetropia e presbiopia a se ver com essas armações.
O atendimento é personalizado sempre voltado à satisfação do cliente, aliando técnica e estética. “A grande vantagem da minha loja é que a gente conversa muito, na dúvida, outras pessoas emitem sua opinião”. Um grande diferencial também é a assistência depois da compra dos óculos, fazendo ajustes, apertos e ligando para o cliente para saber se está tudo bem.
“Tenho muitos clientes na Vila Madalena e em Pinheiros e com a vinda do metrô aqui perto a expectativa é que o comércio desta região melhore muito”, comemora Claudio.