Barba, cabelo e bigode

0
1012

Foi-se o tempo em que os homens faziam barba, cabelo e bigode na barbearia. De quebra, ganhavam uma toalha quente para amolecer a pele. Hoje em dia, achar uma barbearia é até difícil. O lugar dos barbeiros foi ocupado por salões de cabeleireiros, que receberam os homens de braços abertos, ávidos por novidades.
Os mais velhos de profissão, como Alessandro Graniero, profissional há quase 50 anos, e Toni Cruz, há 45 anos, lembram que os homens eram muito preconceituosos, machistas mesmo, para freqüentar o mesmo salão que a esposa, por exemplo. Hoje não. “O homem ficou mais moderno, tem mais jogo de cintura, não é tão tímido, aceita mais sugestões dos profissionais”, revela Toni. “Antes, quando um homem entrava num salão, ele era marido ou filho de alguma cliente, ele ficava meio receoso”, lembra Alessandro. De lá pra cá os profissionais dizem que a tecnologia de produtos também mudou muito, como Alessandro recorda: “Quando iniciei, nós manipulávamos os produtos, hoje vem tudo pronto, embora nem sempre isso dê o melhor resultado”.
Hoje homens e mulheres freqüentam o mesmo espaço de maneira harmoniosa, e não querem só cortar o cabelo. Eles também fazem limpeza de pele, depilam o excesso de sobrancelha, tingem o cabelo, fazem hidratação da pele e até depilam a orelha e o nariz para perder aquele ar de homem das cavernas.
Marcos Paulo Barbosa e Marcelo Luz, ambos com 16 anos de profissão, e Pablo Gaspar, profissional há seis anos, concordam com os colegas: o homem atual é mais vaidoso e menos preconceituoso. Marcos, que também é designer de sobrancelha, diz que “sobrancelha muito fechada deixa o semblante pesado, carrancudo. Uma limpada ‘abre’ a fisionomia e deixa o semblante mais alegre”. Marcelo é especialista em corte masculinos: “Quando comecei, eles pediam cortes tradicionais, hoje já querem cabelos desfiados, com mechas, ou escurecer cabelos brancos”, diz. Pablo garante “que o homem atual é vaidoso e não se importa de estar ao lado de mulheres no salão”.
O Studio Hair tem 18 anos, atende homens e mulheres, além de debutantes. O atendimento é diferenciado – cada cliente é um cliente – e só trabalha com produtos de alta qualidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA