Ação pela educação: projeto Lição de Casa

0
1546

Na paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Beatriz, um grupo de professores voluntários dão aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes. É o projeto Lição de Casa.

“O projeto teve início em 1999. Alguns colegas professores e frequentadores da igreja sentiram que havia uma necessidade de criar um curso gratuito de reforço escolar para as crianças da região e matriculados em escolas públicas e particulares. A paróquia cedeu o espaço e assim foi criado o Lição de Casa”, narra Carmen Beraldo, professora aposentada com anos de experiência em escolas públicas e particulares onde lecionou português e inglês e coordenadora do projeto.

A moradora da Vila Madalena, que já morou na Vila Beatriz, lembra que “chegamos a ter 25 professores voluntários atendendo às crianças com aulas de reforço. Praticamente um professor por aluno”, lembra. “Eram crianças que moravam na região da Vila Beatriz e Vila Madalena e muitos estudavam em escolas públicas, principalmente do Olavo Pezzotti. Como acontece até hoje, pedimos que as crianças tragam os livros e cadernos para que possamos ajudá-los nas dúvidas”, diz.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Beatriz, onde acontecem as aulas do Lição de Casa (foto/Gerson Azevedo)
Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Beatriz, onde acontecem as aulas do Lição de Casa (foto/Gerson Azevedo)
Ela lembra que o perfil de moradores e das crianças da região mudou. “Hoje atendemos um número menor de crianças e são filhos de trabalhadores da região que nas tardes de segunda e quarta, das 14 às 16h, têm aulas de reforço no Lição de Casa. Ao final, os alunos ganham um lanche e se persistirem as dúvidas, os professores tratam de elucidar as pendências. Atualmente o número de professores voluntários é de seis pessoas e todos moradores da região”, informa Carmen.

Outro fator que a professora usa para explicar a diminuição do número de alunos que frequentam o Lição de Casa é “que as próprias escolas públicas e privadas criaram internamente um sistema de reforço escolar e isso é bom para todos – pais e alunos”, conclui.

A educadora informa que o Lição de Casa está aberto para receber qualquer aluno, devidamente matriculado em uma escola. Para participar das aulas de reforço é preciso que o aluno compareça nos dias e na hora que o projeto acontece na paróquia da Vila Beatriz. “Não há necessidade de matricula e as aulas são gratuitas”, avisa.

A paróquia inaugurada em 25 de janeiro de 1965, foi desmembrada da paróquia de Maria Madalena. Seu primeiro pároco foi o padre Emanuel Monteiro e desde 2014 está à frente da paróquia o padre Domingos Geraldo B. de Almeida Junior. (GA)

Paróquia N. S. Aparecida da Vila Beatriz, Rua Lemos Conde, 20, V. Beatriz, Tel. 3815-3039 e 3816-0709, www.nsap-vilabia.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA