Conheça as ‘fórmulas mágicas’ das grandes marcas de roupas e acessórios que estão há mais de duas décadas na região para sobreviver às intempéries da economia e às mudanças de humor do consumidor.
Nos últimos anos, com a crise econômica, a Vila Madalena, considerada um oásis de prosperidade entre os bairros da capital paulista, perdeu um pouco da pujança que sempre lhe foi peculiar. Aluguéis em alta e vendas em baixa fizeram o comércio sofrer um baque, com o fechamento de várias lojas. Mas em meio a esse cenário cinzento, muitas marcas antigas, instaladas há mais de 20 anos na região, sobrevivem firmes e fortes, fazendo com que a Vila não perca a cor. Para ir na contramão da retração econômica, essas lojas de roupas, calçados e acessórios têm como diferencial, além da boa administração financeira, o atendimento atencioso, a preocupação em oferecer o que o cliente procura e, principalmente, a paixão dos proprietários e de suas equipes pelo negócio.
Há mais de 20 anos na região, a CAS investe em coleções próprias, desenhadas e produzidas internamente, que se mesclam harmoniosamente com sapatos e acessórios inovadores, criando looks completos. “Fazemos moda para a mulher paulistana que quer ser feminina, prática, elegante e atual”, explica Luciana. Mas o que a empresária destaca como diferencial da marca é o trabalho contínuo para ‘acertar o gosto das clientes’. “Viajamos muito, pesquisamos, para oferecer aquilo que nossas clientes esperam, por isso conseguimos fidelizar,”, ressalta.
Para o conforto dos pés. Saber evoluir dentro de um nicho de mercado foi a fórmula encontrada pela loja de calçados Perere para sobreviver há quase 30 anos. Quando abriu as portas na região, em 1992, a Perere comercializava produtos para amputados. “Buscávamos tudo fora do Brasil, porque, na época, o País não fabricava esse tipo de material”, conta Patrícia Guedes, que em parceria com a sócia Ignez Giandalia, dirige o negócio.
Em uma de suas viagens, as sócias conheceram os calçados da tradicional marca alemã Birkenstock, voltada para o conforto dos pés, e passaram a importar os modelos. A partir daí, a Perere focou sua estratégia na venda de ‘comfort shoes’, sendo pioneira nessa área. Hoje, além da grande variedade de sandálias e sapatos Birkenstock, a loja dispõe de modelos de calçados desenvolvidos internamente e criações de renomados fabricantes nacionais e do exterior. “Somos, também, especializados em calçados para diabéticos e para clientes com alguma necessidade especial nos pés, como joanete ou dedo em garra”, complementa Patrícia. Para ela, o que diferencia a loja é o atendimento cuidadoso, prestado por uma equipe de funcionários que está há mais de 10 anos na empresa. “Nossos clientes demandam um atendimento mais personalizado, orientado por profissionais que conheçam a fundo as especificações dos produtos e são capazes de indicar o calçado adequado para cada caso”, ressalta a empresária. “E é isso que procuramos oferecer aqui”.
Arquitetura de vestir. Arquiteta de formação, a empresária Bel Paoliello sempre teve paixão por fazer roupas. Em 1997, abriu uma butique com seu nome, que por 19 anos funcionou na Rua Aspicuelta. Em 2017, a loja se mudou para a Mourato Coelho, mantendo a mesma proposta de oferecer uma moda casual chique, com coleções que privilegiam tecidos de toque leve e agradável e modelagem que valoriza o corpo feminino. “Durante todos esses anos, procuramos conhecer a fundo nossas clientes, trabalhando muito para oferecer aquilo que elas procuram”, afirma Bel. A fidelização da clientela também acontece por meio de ações bem sucedidas de marketing. “Há algum tempo criamos um cartão fidelidade, no qual a cada 300 reais em compras a cliente ganha um carimbo. Com três carimbos, ela já ganha 50 reais de desconto nas compras”, explica ela. (Lucia Oliveira)