Escola Estadual Brasílio Machado é destaque no Ideb

0
7459

A Escola Estadual Brasílio Machado, na Vila Madalena, obteve nota 8 no Ideb e ficou em primeiro entre 80 escolas da região da Grande São Paulo.

Com a participação e engajamento de diretores, professores, funcionários, pais e alunos, a escola estadual da Vila Madalena tem atingido bons níveis de aproveitamento e se tornou uma escola “onde muita gente quer estudar”, explica a diretora da unidade, Simone Santoro Romana. A avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) comprovou o bom nível da Brasílio Machado.

Os cerca de 300 alunos de ensino fundamental da Brasílio Machado têm 40 horas aulas semanais e estudam das 7 às 16h. Os professores, por sua vez, têm regime de dedicação exclusiva e recebem uma gratificação de 75% em seus salários.

As coordenadoras Ana Maria e Maria de Fátima, Simone Romana e Célia Oliveira, diretora e vice-diretora (Fotos/Gerson Azevedo)
As coordenadoras Ana Maria e Maria de Fátima, a diretora e vice-diretora Simone Romana e Célia Oliveira. (Fotos/Gerson Azevedo)

A equipe de direção é formada pela diretora Simone Romana, a vice-diretora Célia Aparecida de Oliveira, Ana Maria Jadão Lira, coordenadora geral e Maria de Fátima Tambara e Silva, coordenadora.

A escola inaugurada em 1º de maio de 1950, fica em uma tranquila rua arborizada e tem como vizinhos, dois prédios residenciais. Segundo a direção da escola, cerca de 30% dos alunos é formado por moradores da região e 70%, por filhos de pais que trabalham na região da Vila Madalena.

Horta é fonte de estudos e atende aos alunos.
Horta é fonte de estudos e atende aos alunos.

O projeto pedagógico da Brasílio Machado tem um currículo integrado. Além de disciplinas como ciências, história, geografia, matemática, português, os alunos são incentivados a terem autonomia e serem protagonistas. Cada sala de aula tem uma comissão de alunos eleitos pelos próprios alunos e periodicamente se reúnem com a direção e levam suas demandas. “Atendemos quando julgamos procedentes. E quando não são atendidos, explicamos o motivo”, explica a diretora Simone que está na escola desde 2011.

EE Brasílio Machado-GA (27)A escola estadual conta com 10 salas de aulas, 21 professores, coordenadores e equipe de funcionários. Conta com sala de leitura, sala de informática e de práticas experimentais, quadra de esportes coberta, horta cultivada pelos alunos e fornece parte das 3 refeições diárias para eles.

A Ong Reviravolta, é parceria da escola desde 2011, e aqui promove atividade de leitura com os alunos e famílias. A Brasílio Machado tem parcerias também com Os Parceiros da Educação e conta com voluntários como a empresária Ana Maria Diz e o professor aposentado Leão Carvalho. (GA)

Escola Estadual Brasílio Machado, Rua Morás, 630, Telefone 3032-7217

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA