Faça você mesmo

0
1520

Foto: Divulgação

Divulgação
Duit espaço para aprendizado e criação

Em vez de comprar pronto, você mesmo pode fazer. Esse é o movimento maker. Agora tem espaço na Vila Madalena com cursos e atividades.

Essa é a ideia do espaço Duit Oficina Café, inaugurado em junho último com uma festa junina. As sócias Ana Paula Martins e Thelma Madarás sempre gostaram de colocar as mãos na massa. “Sempre fiz os reparos que precisei em minha casa. Sempre fui maker. E desde 2016 que pensamos em criar este espaço. Quando me desliguei do meu emprego, resolvi juntamente com a Thelma que era hora de criar o Duit. Ficamos um ano planejando o negócio, o imóvel ideal e queríamos que fosse aqui na Vila Madalena, um lugar que recebe bem o novo!”, explica Ana Paula.

Duit-Oficina-Div (4)O nome Duit inspirado no termo inglês Do It Yourself (faça você mesmo). “Conhecemos cursos e oficinas que tinham cursos específicos, mas nenhum que estivesse de acordo com nossos desejos. O Duit foi criado para resolver esse problema!”.

Thelma e Ana Paula, criadoras da Duit (Gerson Azevedo)
Thelma e Ana Paula, criadoras da Duit (Gerson Azevedo)

O movimento maker é bem conhecido nos Estados Unidos e outros países. Aqui no Brasil ainda é novidade e vai ao encontro de pessoas que buscam lugares colaborativos. No Duit o hobbista, artesão ou quem quer aprender ou desenvolver seu talento e habilidade. São vários cursos o Duit conta com a parceria de profissionais especializados em várias áreas que aqui ajudam e orientam os alunos em marcenaria, bordado e tricô, robótica, eletricidade, pintura, impressão 3D e muito mais.

Oficina completa
Oficina completa

Quem vai ao Duit encontra logo na entrada um simpático café. “Em meados de julho, o cardápio vai ganhar novidades em matérias de lanches e comidinhas, com as criações do chef Eugênio Lorainev”, avisa Ana Paula.

Espaço para adultos e crianças. (Divulgação)
Espaço para adultos e crianças. (Divulgação)

Para cada atividade, a Duit disponibiliza as ferramentas adequadas. O aluno pode trazer o projeto e construir seu armário, por exemplo. Os valores vão depender da técnica e o material utilizado. Mas as donas prepararam um kit básico em cada atividade.

Todos os espaços têm estrutura apropriada. Na marcenaria, por exemplo, tem bancada com ferramentas como martelo, alicate, sargentos, e ferramentas elétricas – serras, lixadoras etc. No espaço para o tricô, costura e crochê, máquinas de costura, lãs e fios de algodão.

Duit-GA (12)Uma impressora 3D permite a fabricação de qualquer peça e a laser faz cortes com grande precisão. Toda a estrutura está à disposição dos alunos e clientes da Duit.

O espaço do deck e do café podem servir para eventos comemorativos. “Fizemos festas de aniversários com atividades criativas para as crianças”, lembra Ana Paula.

Em julho, o Duit terá diversas oficinas para aguçar a criatividade das crianças. E todas as sextas-feiras entre 19-22h, oficina de tecnologia (3D, corte a laser e princípio de arduíno) para crianças a partir de oito anos. Para crianças a partir de quatro anos oficina de montagem e customização de brinquedo, perna-de-pau. Os kits custam a partir de R$ 25 e é necessária a presença de um responsável pela criança. (GA)

Duit Oficina Café, Rua Girassol 1.220, V. Madalena, Telefone 3031-0110,
www.duit.art.brwww.facebook.com/duit.art.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA