Vivências e cursos no Espaço Luz

0
2662

O Espaço Luz oferece várias atividades de vivência de práticas transmitidas pelo mestre Liu Pai Lin no Brasil, através de Jerusha Chang, sua discípula e responsável pelo espaço.

Entre as práticas estão o tai-chi – princípio da natureza aplicado na movimentação circular da energia vital, promovendo equilíbrio, paz e saúde; tui-na – massagem tradicional chinesa fundamentada na medicina taoista de equilíbio yin-yang e o tao-in – meditação taoista de retorno ao centro de equilíbrio e da circulação micro-macrocósmica.

O Espaço Luz tem cursos regulares de exercícios de respiração profunda, flexibilização e revitalização da circulação de sangue e energia, treinamentos internos para serenidade, forma básica do tai-chi-chuan. A atividade é contínua, podendo ser iniciada a qualquer momento, com liberdade para compensar aulas nos horários oferecidos durante os períodos manhã, tarde e noite.

Roda de meditação aberta. Dez encontros anuais para vivenciar o vazio e o silêncio, o centro e a paz interior, a religação-origem e a comunhão-semelhante. O treino livre e gratuito, aberto a todos que queiram estar juntos, no momento, e na mesma sintonia, praticando em grupo a meditação taoista, segundo os ensinamentos do mestre Liu Pai Lin, através de Jerusha Chang. Não podendo ir ao Espaço Luz, na data e horário é possível treinar mesmo a distância. O programa envolve oração taoista, postura do universo (15 min.), sentar-a-calma (30 min), depoimentos e chá. As próximas datas: 3 de setembro, 1º de outubro, 5 de novembro e 8 de dezembro (nesta data, em memória ao mestre Liu Pai Lin), sempre às 17h30.

Curso de Meditação Tao In. Inspirados nos poemas de Lao Zi, os segredos revelados pelo mestre para alcançar a iluminação, o passo a passo para vivenciar o vazio, o centro e a circulação microcósmica, em treinamentos taoistas simples e fáceis da transmissão verdadeira do Mestre Liu Pai Lin. As aulas são transmitidas por Jerusha Chang e Syowa Sakate, às segunda, das 18h30 às 20h e às terças, das 11 às 12h30.

Curso de Tai Chi Chuan. Forma básica de 37 movimentos, com a prática de exercícios de autodefesa (tui-shou). Curso anual, às quintas-feiras das 10h30 às 12h e as sextas-feiras das 6h30 às 7h50 e das 8h10 às 9h30. Forma longa de 108 movimentos, com a prática do Ba Gua. Curso anual com Jerusha Chang, às sextas-feiras das 9h30 as 10h30.

Curso de Massagem Tui Na. Segundo a transmissão direta e oral do mestre Liu, com base nos treinamentos de energia, formas de automassagem e apresentação de receitas e alimentos-remédio. Neste semestre: formas de diagnóstico, visão taoísta dos órgãos internos, estudo de casos e tratamento e manobras básicas de tui-na. Curso anual com Fernando Guedes às quartas-feiras das 18h30 às 20h.

Oficinas de Tai Chi e Desenho. Encontros servem para observar as relações entre o fazer artístico e o Tao, despertando e ampliando os vários sentidos do Tao na vida. A partir de uma breve conversa inicial, serão propostos momentos de meditação, de contemplação e de desenho, de maneira livre e espontânea, aos interessados numa manifestação poética pessoal. Coordenação por Gilberto Tomé, artista visual e professor de Tai Chi Pai Lin. Próximas datas: 10 de setembro, 8 de outubro e 12 de novembro.

Vivências Tai Chi Pai Lin em fins de semana. O Tai Chi Pai Lin é o conjunto de práticas de origem milenar taoista para a saúde, longevidade e o caminho da iluminação. Desde 2001, o curso de formação Tai Chi Pai Lin dá uma visão original e integral dessas práticas fundamentadas na teoria do Tao Te Ching e do I Ching. Jerusha Chang irá desenvolver os três aspectos do Tai Chi Pai Lin: movimento – os exercícios do tai-chi e o tai-chi-chuan taoista -, saúde – a medicina de equilíbrio chinesa e a massagem tui-na – e serenidade – a prática do tao-in, a meditação taoista. São oito módulos anuais realizados em finais de semana relacionados com as quatro estações do ano. Em
cada estação uma energia, um órgão e um treino. Cada módulo terá uma programação específica, podendo ser realizado independentemente da formação completa. Serão conferidos certificados para os participantes que concluírem os oito módulos. Todos os encontros são realizados no Espaço Luz. Próximos módulos: Primavera, dias 24 e 25 de setembro; Verão, dias 22 e 23 de outubro e 19 e 20 de novembro.

Espaço Luz, R. Fradique Coutinho, 1.434, V. Madalena, tel. 3031-1324, info@taichipailin.com.brwww.taichipailin.com.br 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA