Design Weekend traz novidades à Vila neste final de semana

0
1959

Entre as muitas atividades fora e dentro de lojas, será inaugurado o Banco de Poesia na mureta da rua Medeiros de Albuquerque, já conhecida pelas apresentações de jazz ao ar livre que acontecem todos os finais de semana.

A Design Weekend (DW! 2016) é um festival urbano que busca promover a cultura do design e suas conexões em diferentes ações espalhadas pela cidade de São Paulo. Este ano, o evento acontece até o dia 14 de agosto. São mais de 100 eventos espalhados pela cidade, sendo alguns abertos e gratuitos para a população.
A Vila Madalena recebe inúmeras atividades, tendo a Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) como QG. Entre os eventos marcados para este final de semana, acontece a inauguração do Banco de Poesia no Parque da Vila na Vila Madalena. A obra será instalada no dia 13 de agosto, sábado, às 11h, na mureta da rua Medeiros de Albuquerque, 250, já conhecida pelas apresentações de jazz ao ar livre que acontecem todos os finais de semana. Para o design Sergio Cabral da contain[it], que idealizou o Banco de Poesia, uma mureta não é apenas um mureta. Para ele, pode ser mais do que apenas o óbvio e essa é a ideia em torno de seu projeto. Ao idealizá-lo, Sergio Cabral traduziu essa visão de mundo da empresa a partir da postura dos moradores da região e usuários do Parque da Vila, sem impor ou modificar o contexto e hábitos adquiridos no espaço. O projeto consiste na criação e instalação de um banco de madeira pinus com 50 metros de comprimento que reveste o muro baixo de concreto e acopla um espaldar de madeira revestido com uma chapa branca de Gel Coat que poderá receber intervenções de artistas ou dos frequentadores do parque. “Fizemos um estudo de como este espaço era utilizado em dias de festa e úteis, quando os moradores do bairro são os maiores usuários do espaço e consideramos todas as formas e possibilidades, valorizando o local e oferecendo uma estrutura mais confortável para os frequentadores do lugar”, completa Sergio Cabral. A inauguração acontecerá com um talk inusitado na rua, que começa 11h, em que o designer promoverá a interação do público com a obra. O evento terá ainda a participação especial de Gilberto Dimenstein que irá falar sobre “Pequenas grandes soluções para a cidade”. A programação segue até às 20h com as já conhecidas apresentações de jazz ao ar livre, comidas, bebidas, além das atrações do Armazém da Cidade.
Além do Banco de Poesia, uma mesa de pingue-pongue assinada pelo premiado estúdio inglês Raw Edges em parceria com a Caesarstone estará na rua à disposição da população, que poderá jogar gratuitamente durante os dias 13 e 14 de agosto das 11h às 20h, durante o evento promovido pelo Parque da Vila, conhecido como “Jazz na Rua”. O local foi estrategicamente escolhido pela Caesarstone por ter um grande movimento de pessoas. Afinal, uma faceta do design é essa: mais que encantar, é preciso que a obra transforme o observador, tire-o de sua rotina e o envolva em um mundo diferente e belo. Além disso, as pessoas serão questionadas sobre “o que é o design para elas”. As respostas poderão ser escritas nas próprias bolinhas de pingue-pongue, potencializando o diálogo com o público.
Lojas como Mollo Furniture, Amoreira e a própria Caesarstone, entre outras, estarão com as portas abertas para receber o público. Conheça mais sobre o evento no site: http://designweekend.com.br/

Fotos da galeria: Gerson Azevedo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA