Projeto Reviver ajuda a quem precisa

0
4672

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Pastor Ricardo Féres, da Igreja Evangelista de Pinheiros

A Igreja Evangélica de Pinheiros criou o Projeto Reviver que através de reuniões semanais se propõe ajudar a pessoas com dependências químicas.

A dependência seja ela por conta do álcool, tabaco, drogas, alimentação, jogos ou outros motivos, causa um grande problema na saúde e no dia a dia do dependente e tem reflexos diretos para quem vive com ele, sejam parentes ou amigos. As causas que levam a pessoa a seguir esse caminho são complexas e cada um tem sua história. E sair é muito difícil sem ajuda.

Pensando em como ajudar a essas pessoas, a Igreja Evangélica de Pinheiros (IEP), fundada em outubro de 1972, criou em abril deste ano o Projeto Reviver. Segundo o pastor Ricardo Féres, presidente da IEP, “criamos o projeto para ajudar as pessoas que são dependentes químicos, principalmente os dependentes de álcool e drogas. Antes de dar início estudamos o problema e foi bom para que se compreendesse melhor as causas e como ajudar”, diz.

Ig.Evangélica Pinh (3)

A coordenação do Projeto Reviver foi entregue ao pastor Luis Carlos. “Ele foi dependente químico antes de entrar para a igreja e com muita força de vontade e ajuda da família e da comunidade conseguiu se recuperar e seguir a vida” informa o pastor Ricardo.

Um diferencial importante do Reviver é que além da participação espontânea do dependente é preciso e desejável que ele venha acompanhado de alguém da família ou amigo, para ajuda-lo no processo de recuperação. “O acompanhante é fundamental. É preciso que o dependente sinta que não está só”, lembra o pastor Ricardo. Embora o número de participantes ainda é pequeno, o pastor Ricardo está otimista com os primeiros resultados.

Os encontros semanais acontecem todas as quartas-feiras de 20 às 22h, com entrada pela Rua Aspicuelta, 702 com estacionamento gratuito. São abertos e gratuitos a qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia ou ser evangélicos ou ter outra crença religiosa. Os encontros iniciam com “a palavra da Bíblia” e depois são seguidos por palestras e depoimentos das pessoas presentes, profissionais de várias áreas e voluntários da IEP. Depois os grupos são divididos em dois (dependentes e acompanhantes). O pastor Luiz Carlos coordena o trabalho com os dependentes enquanto que os acompanhantes recebem e trocam informações de como ajudar aos dependentes.

Projeto Reviver, Igreja Evangélica de Pinheiros, Rua Mourato Coelho, 1.139, Vila Madalena, Telefone 3816-7778, www.iepsede.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA