Paróquia Santa Maria Madalena comemora 65 anos

0
4020

Paróquia faz aniversário e cumpre sua missão religiosa e assistencial para os moradores.

Antes das Vilas Madalena, Ida e Beatriz existirem, a região era ocupada por uma fazenda e a sede, com uma pequena capela anexa, estava encravada no exato lugar onde hoje fica a Paróquia de Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo e que no dia 11 de maio chega aos 65 anos de existência.

Em julho de 1963 foi inaugurado o prédio atual, que é de autoria do arquiteto Joaquim Guedes (1932-2008). Com 3.200 m2 de terreno, tem linhas retas e é de concreto aparente.

Interior da Paróquia de Santa Maria Madalena (fotos/Gerson Azevedo)
Interior da Paróquia de Santa Maria Madalena (fotos/Gerson Azevedo)

Com novos moradores na região, padre Romano, responsável pela paróquia desde 2012, aponta um crescimento na frequência. “Nos últimos anos noto as novas famílias que chegaram ao bairro. E muitos dos antigos moradores continuam frequentando a paróquia. Tenho celebrado mais batizados e casamentos”, diz.

Além do trabalho religioso, a paróquia também se destaca ao atendimento social e assistencial nestes seus 65 anos de existência. O padre Olavo Pezzotti (1922-1979), seu primeiro pároco, também trouxe melhorias para o bairro, como o bonde elétrico, escola e postos de saúde. A escola que leva seu nome fica no final da Rua Fradique Coutinho, quase no cruzamento com a Rua Natingui.

Hoje, a paróquia atende a 22 crianças que estudam em escolas da região e que depois das aulas ali recebem alimentação e reforço escolar. O trabalho é feito graças aos 80 voluntários, a maioria da Vila Madalena. “São profissionais de várias áreas, principalmente em educação, que se dispõem a ajudar nosso trabalho”. A alimentação dessas crianças é possível com os donativos dos paroquianos e de empresas da região, como o Supermercado Hirota. “Não temos convênios para poder manter nossa liberdade e independência”, explica o padre.

Paróquia VM-GA (6)
Padre Romano é o pároco responsável pela paróquia.

A paróquia também assiste famílias carentes com cestas básicas e também auxilia em problemas burocráticos, como aposentadoria e outros benefícios. O projeto Artemãe qualifica mulheres em artesanato e outras atividades visando geração de renda. Promove cursos gratuitos de pilates e sessões de acupuntura em seu salão paroquial.

Padre Romano avisa que uma comissão está organizando uma festa para comemorar os 65 anos da paróquia, para o dia 22 de julho, dia da padroeira, ou no início de agosto.

Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo

Rua Girassol, 795, Vila Madalena

Telefone 3032-4594

www.facebook.com/paroquiastamadalenasaomiguel

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA