Obsessão infinita

0
1480

Foto:

Após passar pelo Rio e Brasília, São Paulo recebe obras da artista japonesa Yayoi Kusama.

Após passar pelo Rio e Brasília, São Paulo recebe obras da artista japonesa Yayoi Kusama.

Até 27 de julho de 2014, o Instituto Tomie Ohtake apresenta ao público, de terça a domingo, das 11 às 20h, com entrada franca, a exposição “Obsessão infinita”, da artista japonesa Yayoi Kusama, considerada uma das mais originais e inventivas do pós-guerra.

Após passar pelo Rio de Janeiro e Brasília, a exposição foi acrescida de mais obras especialmente trazidas para a exposição no Instituto. São grandes esculturas das séries “Accumulations”: “Sem título”, 1962-1963, e “Desire for Death”, 1975-1976. “Sem título” – que foi destaque na retrospectiva de Kusama na Tate Modern em 2011/12 – é composta por dez pares de sapatos femininos, de salto alto, repletos de formas fálicas feitas de tecido estofado, que fizeram sua primeira aparição na série de esculturas Sex Obsession [Obsessão por Sexo] da década de 1960. Já em “Desire for Death”, agrupamentos de apêndices, que nada mais são que formas excêntricas em tecido pintadas de prateado, emergem de panelas comuns e conchas de cozinha. Em ambas, objetos do cotidiano tornam-se palco para a projeção de obsessões particulares da artista, à medida que a repetição compulsiva do elemento tecido assume a aparência de um crescimento incontrolável, similar ao dos vegetais.

A exposição é a primeira apresentada no país que expressa uma pesquisa profunda do trabalho de Yayoi. Produzida em sua edição brasileira e latino-america pelo Instituto Tomie Ohtake, oferece um panorama do trabalho da artista por meio de aproximadamente cem obras que cobrem o período de 1949 a 2012, entre as quais pinturas, trabalhos em papel, esculturas, vídeos, apresentação de slides e instalações, entre elas a famosa “Dots Obsession”.

A artista nasceu em Matsumoto, no Japão, em 1929, e iniciou seus trabalhos em papel nos anos 1940. Em suas obras mais recentes, Yayoi renovou o contato com seus instintos mais radicais em instalações imersivas e colaborativas – peças que fizeram dela a artista viva mais celebrada do Japão. 

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88)
Telefone 2245-1900
www.institutotomieohtake.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA