Carnaval para todos

0
1275

Foto:

Renato Dias é um dos criadores do Manifesto Carnavalista.

Renato Dias é um dos criadores do Manifesto Carnavalista, cujo objetivo é organizar melhor o carnaval de rua da cidade.

Para Renato, músico e um dos fundadores do Kolombolo Diá Piratininga, “as pessoas querem liberdade para brincar pelas ruas da cidade. Até 2012, a prefeitura não facilitava a saída dos blocos para circular pelas ruas da cidade. Isso mudou e é bom para o carnaval”. Mas ele acha que há um número excessivo de blocos e muitos deles arrastam multidões.

O cordão Kolombolo Diá Piratininga, fundado em 2002, a cada ano leva um bom número de brincantes pelas ruas da Vila Madalena. “Como cordão, temos um enredo e a cada ano homenageamos uma entidade ou uma personalidade do samba paulistano”. Este ano, o Grupo Barra Funda, criado em 1914 por Dionísio Barbosa, foi o homenageado. O samba- -enredo escolhido é de autoria do próprio Renato em parceria com Edson Fernando e Pedrão Neto. Pelo estatuto do Kolombolo, no próximo ano eles não poderão participar do concurso, para dar vez a outros compositores.

Lançado no ano passado, o Manifesto Carnavalista pedia a regulamentação e organização dos blocos de rua e a partir dele a Prefeitura criou uma comissão para organizar a festa. “O Manifesto é uma forma de cobrar da prefeitura um envolvimento com a festa. Tudo foi discutido entre integrantes das agremiações, poder público e moradores das regiões”, lembra.

Quanto aos moradores que são contra a ocupação das ruas pelos blocos, Renato defende uma tolerância maior entre moradores e foliões. “Sei que nem todos gostam do carnaval, mas isso faz parte de nossa cultura. Precisamos melhorar a organização geral para causar o menor transtorno possível aos moradores”, diz.

Outro ponto que ele destaca, como estudioso autodidata, é a diferença entre o carnaval paulistano e os de outras partes do país. “Nossas escolas de samba têm uma característica própria e não precisam imitar as escolas cariocas. São Paulo faz samba há muito tempo, como prova o Grupo Barra Funda, que completa este ano 100 anos de existência”. 

Kolombolo Diá Piratininga
Rua Belmiro Braga, 164
Telefone 3816-3082
www.kolombolo.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA