A canária-do-reino

0
2119

Foto:

A canária-do-reino

Com 515 votos, Cecília Lotufo é eleita para o Conselho Participativo Municipal – Alto de Pinheiros. 

Na área externa de sua casa, colunas de ferros simbolizam mais uma conquista de Cecília Lotufo. O material é parte de um balanço que será instalado na Praça Amadeu Decome. Junto com as praças Paulo Schiesari e François Belanger, o local foi adotado pelos integrantes do Movimento Boa Praça, da qual Cecília é fundadora, com o objetivo de revitalizar áreas públicas para o uso coletivo. “É o primeiro equipamento da praça e vai marcar o início do processo de intervenção que estamos fazendo, junto com um grupo de arquitetos, e que nasceu na Bienal de Arquitetura do ano passado”.

Reivindicar e atuar são ações que Cecília assistiu em casa, nas iniciativas dos pais. Em 1992, virou símbolo da juventude cara-pintada ao tomar as ruas para pedir o impeachment do então presidente Collor. “Isso me colocou definitivamente na política”.

O próprio Movimento Boa Praça surgiu após o desejo de sua filha de comemorar o aniversário de 4 anos na praça François Belanger, perto de onde mora. “Estava tudo abandonado. Sugeri que ela abrisse mão dos presentes. Em troca, os convidados ajudariam na recuperação do local”. A festa foi realizada no dia 14 de setembro de 2008 e marcou o nascimento do Movimento. “A subprefeitura se envolveu, os moradores, o supermercado. Teve apelo muito forte porque as pessoas têm perspectiva de transformar, mas não sabem por onde começar”.

Cecília é fundadora do Instituto Kairós (consumo responsável); conselheira do CADES – Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz; diretora da Casa da Cidade (rádio comunitária) e presidente da Associação Mirante.

Agora, ganhou mais força. “No Conselho Participativo, viro uma fiscal do poder público. Tenho acesso às contas e posso ajudar a definir caminhos e diretrizes da subprefeitura”. A primeira medida que tomou foi buscar satisfação da CET sobre a implantação dos corredores de ônibus na Heitor Penteado e Cerro Corá, que só trouxe caos com a mudança de itinerário de ônibus. A linha 828P não entra mais em algumas ruas. “Como pode uma medida para fomentar o uso do transporte público tirar ônibus? Já solicitei à CET o projeto e me parece que não existe projeto”. Em seu blog, Cecília cita trecho da música “Canário-do-Reino”, conhecida na voz de Tim Maia. “…sou canário-do-reino e canto em qualquer lugar…” Cecília Lotufo não vai se calar. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA