Doses de|aprendizado

0
1193

Foto:

Sommelier Giuliana Ferreira

A sommelier Giuliana Ferreira ministra cursos básicos de vinho para quem quer conhecer mais e melhor sobre essa bebida tão apaixonante.

Sommelier é o profissional especializado em vinhos e cervejas. Geralmente, ele é o responsável pela compra e guarda dos vinhos de uma adega. É ele que elabora e cuida da carta de vinhos de um restaurante, a rotação das garrafas de uma adega e também, quando o restaurante dispõe, é a pessoa a ser consultada para se obter a melhor harmonização de um prato com um vinho da adega. Também é quem cuida do serviço do vinho.

Giuliana tem mais de 13 anos de experiência com vinhos. “Venho de uma família italiana que sempre teve vinho à mesa. Fui durante alguns anos, hostess e, quando resolvi mudar de função, pedi a opinião do enólogo Mario Beato, que me aconselhou a seguir o caminho dos vinhos. E desde então ministro palestras, presto consultorias e faço cursos como este aqui, em um espaço muito bonito e diferente de um restaurante ou adega”, conta ela minutos antes de iniciar o curso sobre vinhos espanhóis.

Os cursos acontecem em um escritório de paisagismo na Rua Rodésia, 497, geralmente duas vezes por mês. O primeiro aconteceu em março. Em setembro, aconteceu o curso de vinhos espanhóis. Ainda em data não definida, acontecerá outros cursos, além do básico, tem o de vinhos italianos, chilenos, argentinos e também harmonização de vinhos e chocolate. Pelo Facebook, os interessados podem obter informações e fazer suas inscrições.

Em suas aulas, Giuliana dá ênfase à história do vinho que serve como tema, as uvas que o compõem e as informações daquela região produtora, de uma forma didática e interessante. As aulas são descontraídas e os alunos podem tiram suas dúvidas e degustar quatro tipos de vinhos da região escolhida para a aula, para entender melhor.

São 16 alunos por curso, que pagam R$ 50,00 pela aula, que tem duração de duas horas. Aos fazer a degustação, eles aprendem a analisar a bebida em sua cor, aroma, sabor e tirar suas conclusões e opiniões. “Procuro em minhas aulas, mostrar que o vinho pode fazer parte da vida das pessoas e que ele pode ser relacionado a qualquer coisa, desde o paisagismo até motocicletas”, afirma Giuliana. Para saber a programação, basta acessar o site. 

www.giulianaferreira.com.br
www.facebook.com/vinhoaocubo

COMPARTILHE
Artigo anteriorNotas culturais
Próximo artigoE agora?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA