Cuidar do próprio espaço

0
1144

Foto:

Melhorar a cidade a partir do local onde a pessoa mora ou trabalha é a proposta inicial do Movimento

Melhorar a cidade a partir do local onde a pessoa mora ou trabalha é a proposta inicial do Movimento Mouramos.

Cadu Ronca e Letícia Sabino não são do tipo que só apontam erros e gritam por um mundo melhor. Eles tentam fazer as coisas melhorarem. Cadu é diretor do Instituto Aromeiazero, para incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte. Letícia é do movimento SampaPé, que organiza caminhadas como forma de explorar o que a cidade tem de bom. Os dois trabalham no mesmo endereço, no oGangorra, na rua Mourato Coelho, um espaço co-working. Num papo informal com Letícia, Cadu alertou: “Aqui na casa tem umas 20 entidades que pensam em como melhorar a cidade. Temos de refletir tudo o que propomos e fazer algo pelo nosso entorno”. E fizeram; criaram o Movimento Mouramos, com objetivo de zelar por quase tudo que envolve o entorno do quarteirão da Mourato, entre Wisard e Purpurina.

Para não começar de forma imperativa, apontando o que somente os dois enxergam de errado, elaboraram perguntas fechadas e abertas e encaminharam 80 questionários para moradores e comerciantes da área. Duas surpresas: a primeira é que as pessoas não reclamaram da falta de segurança na região. A outra surpresa é que todos, por unanimidade, pediam mais verde na área. Calçadas mais bem cuidadas foi a segunda reclamação, seguida do pedido para que as fiações elétricas fossem escondidas.

A primeira providência da dupla foi colocar placas nas árvores. “É uma forma de aproximar as pessoas do verde e, de certa forma, controlar para que a planta não seja arrancada”, explica Cadu. Morador do bairro, ele diz que o que mais gosta é a diversidade de pessoas e de comércio na região, mas se incomoda com os rumos que o local está tomando com a expansão imobiliária. 

Aos poucos as ações estão ganhando adeptos, como o de Letícia Momesso, do projeto Peperômia, que procura soluções para “colocar” pessoas e plantas em espaços pequenos. “O primeiro passo é mais difícil, mas temos de conseguir espalhar a ideia”.

Cadu e Letícia estão em contato com o subprefeito de Pinheiros, Angelo Salvador Filardo Jr., para propor melhorias na infraestrutura do quarteirão, como melhorar calçadas, colocar faixas de pedestre no meio da quadra, e a criação de praça em mais locais.

Movimento Mouramos
Rua Mourato Coelho, entre a Wisard e Purpurina
Telefones 98644-4924 (Cadu) e 99516-1656 (Letícia)
www.mouramos.org
www.facebook.com/movimentomouramos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA