Dança ganha nova companhia

0
1160

Foto:

Depois de dois anos de preparação, surge a Cia. Antônio Nóbrega de Dança

Depois de dois anos de preparação, surge a Cia. Antônio Nóbrega de Dança, que tem sua sede junto ao Brincante, criação do multiartista.

Ao longo de 40 anos de carreira do premiado músico, ator e bailarino, Antonio Nóbrega concretiza um sonho de muitos anos, ao criar sua companhia de danças que, com Humus, faz oficialmente sua estreia em palcos paulistanos em curta temporada no Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 2 do Parque do Ibirapuera, tel. 3629-1075), nos dias 17, 18 e 19 de maio.

Será o primeiro trabalho que ele idealiza e dirige e que não estará palco. Ele define seu trabalho com a dança: “Humus é o nome do espetáculo em que procuro dar continuidade ao meu projeto de criação na área da dança alicerçado no estudo e vivência das matrizes corporais presentes nas danças e manifestações populares brasileiras”.Nóbrega conta que em Humus, “estou procurando apresentar um certo ponto de fusão ou equilíbrio – uma espécie de território de confraternização – entre as duas linhas de tempo cultural que marcam a formação da arte e cultura brasileiras: a popular, também identificada como oral, tradicional, regional, etc., e a europeia ou ocidental, conhecida como erudita, letrada, artística, etc.”

O espetáculo que concebeu para sua companhia de dança, formada por 13 bailarinos, é ensaiado no Teatro Brincante, na Vila Madalena. Para concretizar a empreitada, o artista conta com o patrocínio da Petrobrás, do Ministério da Cultura e parceria entre o Itaú Cultural e Auditório Ibirapuera.

Ocupação no Itaú Cultural. Além da estreia de sua companhia de dança, Antonio Nóbrega (leia a entrevista com ele nesta edição) também ganhou a exposição Ocupação Antonio Nóbrega, que fica em cartaz até 19 de maio, no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, metrô Brigadeiro, tel. 2168-1777).

Na mostra, o público poderá conhecer parte do trabalho artístico do artista, através de instrumentos, figurinos, objetos pessoais, além de filmes e encontros. A curadoria da mostra ficou a cargo do fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, responsável pela direção do longa-metragem Brincante, sobre a trajetória de Antônio Nóbrega, que será lançado este ano.

www.antonionobrega.com.br/ciadadanca

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA