De volta à Câmara

0
983

Foto:

De volta à Câmara

Professor livre-docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Nabil Bonduki, filiado ao Partido dos Trabalhadores, é um dos atuais vereadores da cidade. 
Eleito em 2000, ele se pautou pelos temas urbanismo, habitação, cultura, ambiente e educação. Em 2004 e 2008 se candidatou novamente mas ficou como suplente. Na eleição de outubro de 2012, obteve 42.411 votos na coligação PT-PP-PSB, que elegeu Fernando Haddad para prefeito de São Paulo. Nesta entrevista, realizada no dia 2 de janeiro, Nabil analisa a Câmara atual daquela que deixou em 2004, o papel dela na vida da cidade, o relacionamento dos vereadores com o prefeito e a escolha dos subprefeitos. Também fala de sua experiência de morar na Vila Madalena há 33 anos e dos seus problemas mais urgentes.

Qual sua expectativa com a volta à Câmara dos Vereadores?
A Câmara dos Vereadores de hoje reflete a diversidade da cidade e do país. Em comparação quando eu estava aqui (2003), a casa perdeu muito de seu protagonismo, da sua importância nas discussões dos problemas da cidade. O governo Serra-Kassab foi o responsável por isso. Entre outras coisas, faltou por parte dos vereadores uma maior fiscalização dos problemas, como o Plano Diretor, que não foi votado, e o caso do ex-diretor da prefeitura Hussain Aref Saab, num esquema criminoso de aprovação de obras. Espero que nesta legislatura a Câmara retome seu papel fundamental nas decisões que afetam a cidade.

O que esperar da gestão do prefeito Fernando Haddad, seus secretários e subprefeituras?
Apoiei o programa dele, que também é o meu programa. Na escolha do seu secretariado e dos 31 subprefeitos, o Haddad deu ênfase na capacidade técnica. Para os subprefeitos, além da capacidade técnica, ele optou por aqueles que têm envolvimento com a região, diferentemente do que o Kassab fez e que não deu certo para a cidade, na minha opinião.

Com uma Câmara com maioria, o prefeito Haddad vai governar com mais tranquilidade?
O legislativo (Câmara dos Vereadores) deve ser independente do executivo (Prefeito). Podemos e devemos melhorar projetos vindos do executivo, assim como devemos criar e apresentar projetos que tenham relevância para a cidade. Não necessariamente devemos aprovar os projetos vindos da prefeitura sem discussão. Devemos discutir o que o prefeito manda para aprovação da Câmara com independência. 

Subprefeitos serão mais técnicos ou mais políticos? 
No caso da subprefeitura de Pinheiros, conheço o arquiteto e urbanista Angelo Salvador Filiardo Jr., é meu colega da Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da USP e tem mais de 20 anos de experiência em trabalhos na prefeitura como técnico da Secretaria da Habitação. Acho que ele é a pessoa certa para resolver os problemas da região.

Foi indicação sua?
Não. Antes de ser nomeado, a equipe de governo do prefeito consultou alguns vereadores para saber nossa opinião sobre os nomes dos subprefeitos, mas a decisão foi do prefeito. E acho que é a fórmula acertada. Assim as subprefeituras ficam fora do comando de alguns vereadores e também termina com a nomeação dos coronéis reformados que o Kassab nomeou. As subprefeituras, além de prestarem serviços à população, também servirão como canal de comunicação da população com os vereadores e a prefeitura. 

Você foi convidado pelo prefeito Haddad para assumir alguma secretaria?
Sim, mas preferi ficar na Câmara.

O que o levou a isso?
Como fui eleito vereador, acho que posso dar uma contribuição melhor assumindo e exercendo meu mandato de vereador. Não tenho nada contra os vereadores que estão assumindo secretarias da prefeitura. Apenas acho que eu, aqui na Câmara, posso me envolver mais com outros assuntos e temas – educação, cultura, urbanismo. Se eu fosse secretário, não seria possível. Ficaria preso a um tema somente.

Na volta do PT à prefeitura de São Paulo, teremos algumas novas taxas e impostos, como foi na gestão da Marta Suplicy com a taxa do lixo? 
Não. Por ser promessa de campanha do Haddad e não haver condições políticas para isso. Pelo contrário, a taxa do Controlar deverá ser extinta pelo atual prefeito. Eu, aliás, fui multado nestes últimos anos por ter esquecido de fazer a vistoria. O que eu acho absurdo. Meu carro é novo e já saiu da fábrica com tudo em ordem. Aliás, os índices de poluição na cidade, nestes últimos anos, caíram não por causa do Controlar e sim pela melhoria dos equipamentos antipoluição dos veículos, apesar da frota da cidade estar crescendo constantemente. 

O Plano Diretor da cidade deverá ser revisto este ano. Qual deverá ser sua participação nele?
Certamente vou participar dessa revisão. Lembro que fui o relator dele quando era vereador em 2003. Com essa revisão, ele precisa ser mais explícito com o zoneamento, que ainda é pouco claro. Vamos buscar uma reformulação da legislação urbanística e uma mudança em seus instrumentos legais. Faremos o que for preciso para melhorá-lo. O zoneamento, o controle de obras da cidade, entre outras coisas, é definido pelo Plano Diretor. Além disso, a cidade também se modificou.  

Você arriscaria dizer quando teremos esse Plano revisado?
Pela complexidade e detalhamento, acho que vai tomar todo o ano de 2013.

São Paulo será uma das sedes da Copa de 2014. O dinheiro que a prefeitura já gastou e vai gastar na construção do Itaquerão será revertido para a cidade?
O que é preciso é que aquela região, além do estádio de futebol, também receba um investimento para ter um desenvolvimento além da Copa. É preciso também atentar que os moradores daquela região não sejam removidos simplesmente para qualquer lugar. Nesse caso, a proposta do Arco do Futuro, proposto por Haddad e que eu apoio, resulte em melhorias e mais desenvolvimento para regiões carentes. 

O sistema político em vigor é o ideal?
Não. As campanhas ficam muito caras e muito difíceis para quem não tem dinheiro. Neste atual sistema é muito comum você ter uma proposta muito parecida com a de outros candidatos. Fica difícil para o eleitor. Eu prefiro o sistema de voto distrital.Na campanha você disse que quer fazer do seu mandato uma forma de modernizar o contato com o eleitor.

Como pretende fazer isso?
As redes sociais foram muito importantes na campanha. Quero, agora vereador, continuar a usá-las para me aproximar e manter contato com o eleitor, mas também pretendo usar as dependências da Câmara dos Vereadores para promover reuniões onde se poderão discutir os vários problemas e projetos da cidade. O eleitor precisa acompanhar o trabalho do seu vereador.

Dos 42.411 votos, quantos você teve na região Pinheiros, onde está a Vila Madalena?
No levantamento que fiz, recebi 13% dos votos na região de Pinheiros. Recebi uma boa votação em bairros de toda a cidade, já que não poderia ficar restrito à região de Pinheiros. Em bairros como Jardim Paulista, Higienópolis, onde o Haddad não ganhou, eu consegui uma boa votação. E isso é um estímulo para me empenhar neste mandato. 

As chuvas e os constantes alagamentos de ruas como a Girassol e a Harmonia, como resolver?
É preciso deixar a área mais permeável. Existem planos e projetos, como o do Parque Linear do Rio Verde, que podem vir a melhorar a situação. O erro foi ter impermeabilizado a calha do Rio Verde. Acho que o novo subprefeito de Pinheiros vai ser muito importante na solução do problema que incomoda e atormenta os moradores e comerciantes da região. 

Como urbanista e morador da Vila Madalena, como você vê o bairro?
Moro lá há 33 anos. Uma das qualidades que destaco na Vila é sua diversidade. Mas nos últimos anos, a especulação imobiliária está obrigando a antigos moradores a saírem da Vila em busca de moradias mais baratas. Precisamos ter políticas públicas para que a Vila não se transforme num bairro elitista da cidade. As casas e os edifícios que chegaram devem e precisam existir juntos. O trânsito também ficou pior e o bairro se transformou em rota de passagem para chegar à Marginal Pinheiros e outras avenidas da cidade. A Vila, com isso, perdeu tranquilidade e precisamos resolver esse problema.

Morar na Vila é interessante?
Sim. Eu, que moro numa casa, só vejo vantagens. Tenho até duas minas d’água em meu terreno, além de árvores frutíferas. Um dos lugares mais interessantes que a Vila Madalena têm é a Praça Éder Sader, uma pequena praça que foi uma conquista dos moradores e na qual participei da luta quando estava chegando à Vila. O pôr do sol daquele belvedere é muito bonito e merece ser visto!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA