Horta aproxima vizinhos na Vila

0
1402

Um grupo de moradores da Vila Madalena se uniu para criar uma horta comunitária e praticar uma agricultura sem agrotóxicos. A Praça das Corujas (oficialmente Praça Dolores Ibarruri) foi o local escolhido. A inauguração oficial aconteceu no dia 29 de setembro, com show do músico Paulo Padilha.

Moradoras interessadas em questões ambientais e de sustentabilidade, a jornalista Claudia Vezone e a administradora de empresas Madalena Buzzo se uniram com outros moradores e em junho deram início ao projeto da horta comunitária.

Buscaram e conseguiram apoio da da Secretaria do Verde e da subprefeitura de Pinheiros que cercou a área com telas de proteção para evitar a entrada dos cachorros que passeiam na praça. 

“Entendemos que produzir alimento não é o destino final da nossa horta. Queremos contribuir e incentivar o conceito de sustentabilidade e do convívio social em locais públicos”, diz Madalena.

Ela lembra que “temos um acordo com a subprefeitura para que a horta tenha acesso livre. Queremos que todo mundo possa colher seus temperos e legumes sem maiores impedimentos. Por outro lado, esperamos que todos ajudem de alguma forma. Pode ser fazendo uma rega, capinando a área, doando compostos, sementes, ferramentas ou que colabore com seus conhecimentos”. Por enquanto, os custos estão sendo rateados pelos voluntários.

Um olho d’água que brota na área garante o abastecimento de água. Exames vão comprovar a qualidade da água para ser usada na horta. Se for preciso, vão equipar o local com um filtro. 

Os canteiros foram feitos aproveitando palets de madeira. Algumas culturas, como a couve já estão quase no ponto de colheita. O grupo pretende, no futuro, envolver as escolas da região e promover cursos e palestras sobre sustentabilidade. 

Os mutirões acontecem nos finais de semana servem para preparar novos canteiros, fazer a manutenção dos que estão plantados além de outras melhorias na horta. Para saber mais acesse www.hortadascorujas.wordpress.com.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA