Sabor de Minas na Vila

0
1323

Foto:

Fernando exibe seus quitutes

Em 1991, quando montou o seu primeiro restaurante Consulado Mineiro, com cardápio voltado para a culinária mineira, na Praça Benedito Calixto, Fernando Carneiro apostou que o público paulistano iria aprovar. Dito e feito. Agora, ao comemorar vinte anos, seu restaurante é uma referência na cidade.
“Sempre gostei de cozinhar, desde pequeno. Quando morava em Senador Firmino, onde nasci, a família era grande e sempre um dos irmãos ia para a cozinha. Quando eu cozinhava, meus irmãos adoravam”, diz Fernando, caçula de uma família de 13 irmãos, seis mulheres e sete homens.
Ele veio para São Paulo estudar engenharia de produção na Fatec e depois fez economia na PUC de São Paulo. Quando trabalhava no Metrô, promovia almoços tipicamente mineiro para os colegas no apartamento em que morava com irmãos. “E como todos nós éramos de Minas, o pessoal chamava nosso apartamento de consulado mineiro. Quando decidi abrir o restaurante, adotei o nome”, diz.
Escolheu a região da Vila Madalena para abrir sua casa. E abriu a casa na Praça Benedito Calixto. “Quando bati os olhos, sabia que ali seria o meu restaurante. Reuni minhas economias e fui à luta”, conta entusiasmado.
Fernando sempre esteve à frente na criação dos pratos servidos. “Faço uma cozinha mineira leve, bem ao gosto do paulistano. Não uso gordura animal, só vegetal. Um dos meus segredos é o tempero a base de alho e óleo batido. No tempero do feijão evito bacon, uso alho para a comida ficar mais leve”, revela o chef.
Oito anos depois, Fernando abriu a segunda casa, na Rua Cônego Eugênio Leite. Aqui ele é encontrado diariamente circulando entre a cozinha e o salão, supervisionando o extenso bufê do almoço, e sempre dando um “dedo de prosa” com os clientes. É dele também a decoração que remete às casas de Minas. Conta com um empório anexo ao restaurante onde vende artesanato e cachaças mineiras entre outros produtos.
O público é bem eclético. Ele destaca que atores e outros profissionais de teatro sempre estiveram por aqui. “Sempre apoiei aos espetáculos e o pessoal de teatro passou a frequentar a minha casa naturalmente”. O domingo, segundo Fernando, é o dia em que as famílias com crianças mais comparecem.
Os pratos mais pedidos: o Zona da Mata, carne de sol na manteiga, tutu de feijão, couve, mandioca frita e arroz, e o Carne de Fazenda, pernil feito à moda antiga (conservado na banha), acompanha farofa, couve, tutu, arroz com açafrão, cenoura e vagem. A feijoada é um dos pratos que tem muita saída todos os dias, garante Fernando.
As entradas e a variedade de doces também são outros atrativos.
O restaurante virou referência de cozinha mineira e brasileira na cidade. É comum ver grupos de estrangeiros se deliciando com sua comida.
Pelo seu jeito expansivo, Fernando é muito requisitado pelos programas de TV para dar receitas. Integrante da Aregala (Associación de Restauradores Gastronómicos de América Latina), e esteve recentemente fazendo palestras sobre culinária brasileira em Buenos Aires.
Para quem ainda não experimentou, o Consulado tem um bufê no almoço de segunda a sexta. No jantar e nos finais de semana e feriados, o serviço é à la carte. Tem delivery e aceita encomendas para eventos e recepções.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA