Aprendendo moda

0
1224

Foto:

Aprendendo moda

São Paulo Fashion Week, Fashion Rio… o cenário brasileiro da moda está aumentando a cada ano. E com isso, o número de empregos e o espaço dedicado a novos talentos também têm crescido. Talento é essencial, mas estudar pode ajudar muito no processo de formação de um estilista.
A Abra Pinheiros trouxe para a região um novo curso: técnico em produção de moda. Aberto desde agosto, o curso tem dois anos de duração e é reconhecido pela Secretaria de Educação. Voltado para os futuros estilistas, há aulas de modelagem e costura, computação gráfica e uma parte de formação teórica, com história da arte, história do vestuário e da moda. Mas o maior foco é o desenho, começando com o básico, até o planejamento de uma coleção.
“O método de ensino da Abra é individualizado. Trabalhamos com poucos alunos em sala – no máximo 11 – e o professor orienta cada um individualmente. Já os conteúdos teóricos são coletivos”, explica a diretora da unidade Célia Gusman. São cinco horas por semana de aulas de desenho, que podem ser feitas às segundas, das 14 ás 19h, ou duas vezes por semanas, de segunda e quarta ou terça e quinta à noite. Na sexta-feira acontecem os módulos teóricos. Nas férias, eles realizam cursos intensivos, com aulas todos os dias.
O interessante é que os módulos são abertos a todos, mas muitos que começam a fazer só um modulo se interessam tanto pelo assunto que acabam se matriculando no curso técnico. Para começar a fazer o curso técnico é preciso estar pelo menos cursando o Ensino Médio. No final do curso, os alunos planejam e executam uma minicoleção, documentando as referências e as quatro peças que são feitas.
“A procura é maior hoje porque moda virou um business. E as carreiras possíveis são muito abrangentes. O mercado é muito diversificado”, diz. Uma ótima oportunidade para colocar seu talento em prática.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA