Teatro para|todos

0
1248

Os espetáculos teatrais voltados para as crianças procuram unir diversão com textos que tenham conteúdo. O Grupo Teatral Furunfunfum, que tem sede na Vila Madalena, tem repertório de qualidade e premiado. O grupo já completou 18 anos de atividades sem interrupção.
À frente do Furunfunfum está o casal Marcelo e Paula Zurawski. Ele cursou física na Universidade de São Paulo enquanto levava em paralelo uma carreira musical com o teatro e é um dos atores do grupo. Além de ser formado em musicoterapia, é compositor e diretor musical. Paula cursou teatro na Escola de Comunicação e Artes da USP. É professora de teatro e música em escolas da cidade. É mestre em educação e trabalha na formação de professores.
Foi na USP que eles se conheceram, se casaram vieram morar na Vila. Paula lembra “quando morar na Vila Madalena ainda era relativamente barato. Nós e muitos colegas da USP escolhíamos morar aqui pelo custo e por estar próxima da Cidade Universitária”.
O grupo une o texto com a música. O termo furunfunfum é uma onomatopeia de um toque de sanfona, mas também pode significar festa, bagunça, farra ou folia. Nas montagens, utilizam as mais variadas técnicas e estilos teatrais.
Paula gosta de dizer que “o grupo faz teatro infantil voltado também para o público adulto ou teatro adulto para crianças. Ou melhor, um teatro para todos os públicos”.
Essa persistência e coerência renderam ao Furunfunfum alguns prêmios. Em 2004, ganharam o APCA na categoria melhor autor com o espetáculo Rapunzel. Paula foi indicada para o Prêmio Coca-Cola Femsa de melhor atriz por sua atuação também em Rapunzel. Em 1999, O Macaco Simão e Outras Histórias e Outras Canções foi escolhido pelo júri infantil como um dos três melhores espetáculos do festival Internacional de Títetes de Tolosa (Espanha).
Gravaram um CD de músicas de carnaval. E desde 2006 animam o Carnaval da Livraria da Vila na Rua Fradique Coutinho. “A cada ano temos um público maior e precisamos de apoio para continuar a proporcionar esta festa às crianças da Vila Madalena”, diz Paula.
Acabaram de encerrar temporada no Teatro Alfa e agora se apresentam nos finais de semana nas unidades do Sesc em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

www.furunfunfum.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA