Uma década de portas abertas

0
868

A Casa da Cidade, associação sem fins lucrativos, foi criada em 2000 por um grupo de moradores da Vila Madalena interessados em promover debates sobre o bairro e a cidade. O bairro servir de sede foi uma consequência natural.
Hoje, os estimados 200 sócios continuam com o mesmo propósito. Desde a fundação, promoveram vários eventos, debates, conferências sobre problemas da Vila Madalena, e outros que abrangem a cidade, como as discussões sobre o Plano Diretor. Ações culturais aconteceram em parceria com outras organizações sociais como a Nossa São Paulo, Projeto Aprendiz, Raso da Catarina e outros.
O artista plástico Gustavo Freiberg, argentino radicado há mais de 40 anos na Vila Madalena e um dos fundadores, diz: “Aqui promovemos encontros democráticos e suprapartidários. Se não for assim, não tem sentido existir”. Entre eles, cita o Projeto Memórias do Mangue, em parceria com a Fundação Vanzolini e o Posto de Saúde. Os moradores tiveram seus depoimentos gravados pelo Museu da Pessoa. E os grafiteiros do bairro transformaram parte dessas histórias em painéis pelos arredores da Rua Rodésia.
Para manter a casa em funcionamento, o arquiteto e atual presidente, José Carlos Gomes Alves, o Zeca, explica que “os associados contribuem com o que podem. Promovemos cursos e festas como a de comemoração aos dez anos de fundação para financiar a casa”. Para se tornar um sócio, basta entrar no site, se associar e participar.
Em breve, a Casa da Cidade vai ter a sua rádio comunitária na frequência 87.5 FM. A concessão, que está sendo pedida desde 2007, tramita no Congresso Nacional e assim que obter o sinal verde, a rádio inicia as transmissões. Para Zeca, com a rádio “vamos atingir um público muito maior do que as 100 ou 200 pessoas que conseguimos reunir nos eventos em nossa sede”.
A programação da rádio será decidida por um conselho comunitário. “Seremos um canal de pressão do bairro. Não podemos veicular publicidade, mas podemos ter apoios culturais. Queremos que as escolas da região, artistas, grupos como o núcleo de psicólogos da Escola Paulista de Medicina, da Escola de Enfermagem participem”, estima Zeca.
Com o alcance de 1 km a partir da antena que será instalada, a Vila Madalena e arredores poderá captar o sinal.

Associação Casa da Cidade
Rua Rodésia, 398, Vila Madalena
Telefone 3814-3372
www.casadacidade.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA