Oficina de ideias

0
1305

Uma das fases mais gostosas da infância é a vontade de explorar tudo, descobrir como as coisas funcionam, usar a sua criatividade e curiosidade o tempo todo. E faz bem para elas que seu cérebro seja estimulado desde cedo.
A entrada da Casa das Ideias já dá uma noção do que te espera nessa escola. Esculturas, brinquedos e outros objetos bem divertidos chamam a atenção de todos. Ela funciona como uma escola oficina com cursos para crianças a partir de 5 anos que queiram aprender eletrônica, mecatrônica e mais de uma maneira divertida. No comando da casa está Argeu Argondizo. “Tive oficina de refrigeração de ar-condicionado, fábrica de bicicleta, ensinei eletrônica, 12 anos de marcenaria e design de interior. Eu fiz pedagogia Waldorf. E um pai muito xereta, que construía tudo e desmontava tudo. Eu precisava passar isso tudo para as crianças de alguma maneira”, conta ele.
As aulas são semanais com duração de duas horas. Mas, para as férias, há um curso especial de uma semana, em que a criança vai os cinco dias. As atividades são feitas de acordo com a idade da criança, como Argeu explica: “Os pequeninos vão trabalhar com lã, EVA, uma pilha, uma lampadazinha para ver como funciona um circuito elétrico. Mas tudo a seu tempo. Já os maiores entram na mecânica, mecatrônica, eletricidade, com carrinhos a motor, princípios simples de funcionamento, coisas básicas”.
Logo que fazem a primeira aula experimental, os alunos já se encantam. “É difícil tirar o aluno daqui. Eles ficam apaixonados, fascinados porque a gente sempre acha um caminho para aquela criança, o que ela quer, o que é mais bacana”, diz.
O material usado é normalmente sucata que Argeu encontra ou então materiais novos, principalmente os de eletrônica e já estão incluídos na mensalidade. Ele conta que “normalmente eles já chegam com um projetinho na cabeça, uma ideia do que querem fazer”. O professor então dá a assistência necessária para que o aluno realize seu projeto, mas é claro mostrando os limites. “A gente mostra o que dá para fazer. Eles sentem que é difícil, mas eles conseguem, se for dado o passo certo”, completa.
No final de uma aula já é possível levar um projeto básico para casa. “Tudo o que eles fazem é deles. Esse é o troféu”. A Casa das Ideias abre de segunda a sexta, das 8 às 18h, e sábados, das 10 às 12h. Agende uma aula experimental e explore sua criatividade!

COMPARTILHE
Artigo anteriorHarmonize-se
Próximo artigoEmagrecendo|com saúde

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA