Lugar de criança é na cozinha

0
1130

Foto:

Helô: formando jovens chefs

Cozinhar para uns é uma arte, para outros uma terapia, mas para todos uma diversão. Independente da complexidade do prato, criar algo na cozinha é uma delícia. E é bom que se aprenda desde cedo.
A Helô Centro de Culinária é uma escola de culinária pra crianças que já existe há 6 anos. Foi criada pela culinarista Helô Monteiro da Silva que trabalha com doces há 30 anos.
Ela conta como a escola começou: “Eu estava construindo esse prédio e minha irmã iria mudar aqui comigo e teria um ateliê de cerâmica. Mas ela resolveu mudar para o interior. Eu quis fazer alguma coisa com o espaço e, como eu sou professora por formação, sempre gostei de criança, quis montar uma escola de culinária para criança”. O espaço é todo adaptado para os pequenos, com a cozinha montada mais baixa, corrimão nas escadas e proteção nas janelas. A sala de aula fica no terceiro andar do prédio e é bastante ampla e arejada.
As aulas acontecem durante a manhã e a tarde e são indicadas para crianças a partir de 7 anos. Os pequenos chefs podem fazer aulas separadas ou pagarem pacotes mensais e programar quantas vezes por semana querem ir. As turmas são pequenas, no máximo seis alunos. “Eu gosto que as classes sejam pequenas porque eles dão trabalho”, brinca. E continua. “A criança vem aqui para se distrair. É como se fosse uma terapia”.
As professoras tomam os devidos cuidados, como não deixar as crianças mexerem no forno e ensiná-las a usar corretamente uma faca, por exemplo. Todas os pratos feitos são levados para casa com uma cópia da receita. A variedade é grande, entre doces e salgados. E algumas aulas chegam a ser temáticas. “No Natal, por exemplo, a gente direciona para coisas natalinas: biscoitos, bush de noel, que é um bolo tronco típico, ou então pratos típicos de natal, como peru. Quando é dia das crianças a gente faz surpresas doces para elas”, ela conta. Há também aulas temáticas para o  Halloween, Páscoa, Dia das Mães, entre outras.
As crianças adoram o curso. Helô já teve alunas que ficaram por até 4 anos. Ela diz que “quem está regularmente aqui gosta de fazer tudo. Às vezes pedem até mais salgado. No começo do ano, aprendem o mais básico e depois vão evoluindo”.

Helô Centro de Culinária
Rua Lira, 75, Vila Madalena
Telefone 3814-4854
www.helocentrodeculinaria.com.br

COMPARTILHE
Artigo anteriorMúsica e livros
Próximo artigoPara valorizar a beleza

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA