Veja, pense, aja

0
1004

Muita gente pensa que gostar de bichos é gostar de cachorros. Ou de gatos. Ou de outras determinadas espécies. Este comportamento é chamado de especismo. Na realidade, gostar de bichos é, antes de tudo, respeitar a vida e o bem-estar dos seres vivos em geral. Ter a capacidade de perceber que o sofrimento não atinge apenas os seres humanos, ou apenas estes e seus animais de estimação. Felizmente há os que vêem, pensam e agem em prol dos esquecidos. É o caso do Projeto GAP, do Projeto Mucky e da ONG SOS Fauna. As três precisam de ajuda, cada uma a seu modo.
O GAP trabalha pelos primatas. Atualmente se vê às voltas com o caso do chimpanzé Alemão, que vive numa ilha de 15 metros quadrados, há 15 anos, para onde é jogado seu alimento, conforme o pessoal do GAP “como se fosse um ser empestado, de costas para o público, sendo este o único protesto que pode fazer”. Acrescentam que é óbvio que um ser sensível, inteligente, que tem 99,4% de nosso DNA, vivendo isolado nesta minúscula ilha, assediado por um público despreparado, não pode ser feliz. Os ambientalistas de Americana (SP) estão mobilizando a população para liberar o Alemão deste local para o Santuário do GAP, em Sorocaba. Porém o Prefeito de Americana, Dr. Erich Hetzl Jr., apesar de colocar o chimpanzé à disposição da ONG, não fez a devida solicitação ao Ibama. O diretor do GAP, Pedro A. Ynterian diz saber que o Zoológico se opõe à transferência do animal, pressionando o Prefeito para que o chimpanzé continue onde está há 15 anos. Diante disso, Ynterian pede para que os sensíveis à situação escrevam para as autoridades pedindo a transferência do animal para o santuário; e ao Prefeito Hetzl, que solicite a autorização do Ibama. Aí vão os principais endereços para onde você pode enviar mensagens:
Prefeito de Americana: Erich Hetzl Junior. Prefeitura Municipal de Americana, Av. Brasil, 85 CEP: 13.465-901. Telefone: (19) 3475-9001. Gabinete: gabinete@americana.sp. gov.br. Secretaria de Meio Ambiente: Victor Chinaglia Júnior. E-mail: meioambiente@ americana.sp.gov.br .
Parque Ecológico – Zoo de Americana, Av. Brasil, 2525, CEP 13465, Americana, SP. Telefone / Fax: (19) 3406- 2075. Diretor do Parque Ecológico: João Carlos Tancredi. E-mail: pema @americana.sp.gov.br .
Ministra Marina Silva: marina.silva @ mma.gov.br . Dra. Analice de Novaes Pereira, Gerente Executiva do IBAMA de São Paulo: analice.pereira@ ibama.gov.br . Dr. Ricardo José Soavinski, Coordenação Geral de Fauna (SP): ricardo.soavinski@ibama.gov.br.
O Projeto Mucky cuida dos sagüis vítimas do tráfico de animais. Esta ONG está passando por dificuldades financeiras para sustentar seu trabalho. Enquanto as autoridades minimizarem este sério problema, são ONGs como as aqui citadas que suprem a deficiência profunda no atendimento aos animais traficados. Note-se como na atual campanha eleitoral pouquíssimo se discutiu os problemas do meio ambiente, e quase nada a respeito de fauna. Acesse o site www. projetommucky.com.br e saiba como você pode contribuir para este importante trabalho.
Trabalho de Hércules poderíamos chamar o realizado por Marcelo Pavlenko Rocha à frente da SOS Fauna. A ONG trabalha com quase todas as espécies de animais traficadas do norte, nordeste e pantanal pro sudeste, incluindo milhares de pássaros. Leiam o SOS que Marcelo, no dia 2 deste mês, postou na Web: “De mpr@sosfauna.org. Estamos recebendo via encaminhamento Ibama, 92 filhotes de papagaios, uma verdadeira missão de guerra, até porque são todos muito pequenos, cerca de 14 dias de vida, vindos do Mato Grosso em apreensão realizada pela Policia Militar Rodoviária. Iremos precisar de muito, muito mesmo, do auxílio e colaboração de todos para salvar estas aves.  Sem socorro imediato estarão todas condenadas à morte. 
Nossa necessidade imediata é de alimentos para psitacídeos (família dos papagaios) filhotes, da Mega Zoo ou Alcon, facilmente encontrado nas lojas Cobasi, entre outras. No decorrer da semana precisaremos de 2 aquecedores e jornal. Necessitamos de alimentos para estas aves. COM URGÊNCIA!!!!
Quem não tiver tempo de ir até uma loja comprar, pode depositar, URGENTEMENTE, na conta da SOS Fauna – Orgão de Defesa da Fauna e Flora Brasileiras: Itaú, AG: 0196, Conta: 60720-4”.
Acesse www. sosfauna.org. Tel: (11) 8187 6544 e (11) 9534 3156.
Sinta, mas pense e aja! São muitas as vozes distantes que precisam de cada um de nós.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA