Teatro como terapia

0
930

A Vila Madalena sempre teve fama de bairro boêmio, inovador, lançador de modas e tendências. Aqui vivem, trabalhando, morando ou freqüentando, as cabeças mais brilhantes, as pessoas mais descoladas da cidade. Aqui também as artes e as terapias, convencionais e alternativas, com muitos psicólogos, massagens terapêuticas e teatros alternativos, encontraram um campo fértil. Mas o bairro, assim como tudo, vai mudando lentamente, acompanhando o fluxo natural da vida.
Quando abriu suas portas para a Vila, em 1996, o Magma trazia uma proposta inovadora: um espaço multidisciplinar que oferecia práticas inspiradas na visão integral do ser humano. Passados quase 12 anos, a casa continua inovando em suas atividades e agora, oferece também arte. “Através do teatro, possibilitamos a conexão com o emocional. Os gregos procuravam isso para o desenvolvimento humano”, afirma Marco Persio Spivack, terapeuta corporal. “Nós somos terapeutas e tudo que queremos é o desenvolvimento do ser humano. Sabemos que o ser humano tem formas diferentes de aprender as coisas. A massagem é uma terapia não verbal, o teatro oferece a psicologia na dramaturgia”, completa Maria Rosenberg Mizrahi, também terapeuta corporal. Maria e Marco são terapeutas especializados em Biossíntese, Psicologia Biodinâmica e Analista Bioenergético.
O espaço dedicado às atividades teatrais tem 50 m2 e capacidade para até 70 pessoas. “Nas apresentações, conseguimos ter até 40 pessoas sentadas”, diz Marco. Além de encenações, o espaço oferece oficinas de interpretação teatral, dada pelo ator Dan Rosseto. Tem também leituras encenadas: “Quando encenamos ‘Um Bonde chamado Desejo’, de Tenessee Williams, chamamos um psicanalista que analisou, depois da peça, a personagem Blanche DuBois”, explica Maria. Em outro momento, foi feita a análise com ‘Boca de Ouro’, de Nelson Rodrigues, e uma psicodramatista falou sobre o personagem principal. “Nosso objetivo é propiciar o desenvolvimento humano através de fontes diferentes, onde o ser humano possa se sentir integrado sem que seja obrigatoriamente uma terapia”, conclui Marco.
O espaço tem estrutura completa e pode ser alugado também para eventos empresariais e aulas especiais. Além dessa nova opção, o Magma continua oferecendo massagens, cursos, e dinâmicas com o mesmo dinamismo de sempre.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA