Para prevenir a gripe

0
991

Kelly Monteiro

Chega o inverno e com ele as campanhas de vacinação contra a gripe. É bom lembrar que os cães também precisam deste cuidado, pois, como os humanos, eles podem pegar, sim, uma gripe. O ambiente frio e seco favorece o surto da Traqueobronquite Infecciosa Canina – ou tosse dos canis -, doença respiratória aguda altamente contagiosa causada por bactéria e vírus.
Comum entre cães de qualquer raça ou idade, a gripe canina pode ser contraída pelo contato com animais doentes, em exposições, parques públicos ou pets shops. Quando doentes, os cães apresentam tosse forte, curta e freqüente, além de secreção nasal. As crises de tosse acontecem normalmente após esforço físico, resultando em dificuldade respiratória e ânsia de vômito, e, conseqüentemente, falta de apetite, apatia e perda de peso.
Os cães que apresentem os sintomas ligados à enfermidade devem ser levados ao médico veterinário, para avaliação de suas condições e escolha do melhor tratamento. Uma vez doente, o animal pode ser tratado em casa com antibiótico e antiinflamatório, prescritos pelo veterinário.

Vacina

A vacina é uma grande aliada na prevenção da gripe canina, pois contém a composição mais completa contra vírus e bactérias causadoras da infecção. Ela pode ser injetável, ministrada em duas doses, ou intranasal, aplicada em dose única. Ambas desenvolvem anticorpos locais, criando uma espécie de barreira de proteção para os brônquios. A vacina intranasal é composta pelos três agentes mais importantes envolvidos na “tosse dos canis” – Vírus da Parainfluenza, Adenovírus Tipo 2 e Bordetella bronchiseptica –, e confere imunidade em menos tempo: o animal estará protegido de três a quatro dias após a vacinação, sem necessidade de reforço. A limpeza adequada do ambiente onde o animal vive, entre outros cuidados como evitar a exposição do cão às mudanças bruscas de temperatura e aos ambientes úmidos também ajuda a prevenir a gripe.
Além da vacina contra gripe, os cães também devem ser vacinados contra a raiva e doenças como cinomose, parvovirose, hepatite, leptospirose, coronavirus e parainfluenza. Os proprietários devem se lembrar que não é só no mês de agosto que os animais devem ser vacinados, mas em qualquer época do ano, respeitando a idade do bicho: filhotes devem receber as primeiras doses das vacinas aos três meses, e os cães adultos uma dose a cada ano. Em qualquer situação é recomendável consultar o médico veterinário sobre o esquema de vacinação ideal para manter o cão saudável.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA