Os sabores da soja

0
867

A soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece. Considerada um alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para saúde. Por isso, manter uma alimentação rica em soja é um dos objetivos de quem quer ficar bem consigo mesmo. Para facilitar a vida dessas pessoas, chegou à Vila Madalena o Grão de Soja, um misto de café, tortaria e restaurante.
“Não é um restaurante totalmente vegetariano, porque trabalhamos com carne branca, mas a soja está presente em todos os pratos, inclusive nas sobremesas”, diz Luciana Pereira Frable, proprietária da casa. Segundo ela, é preciso desmistificar a idéia de que os pratos que levam soja são insossos, afinal, basta criatividade para dar sabor à tortas, bolos, quiches, pães, biscoitos, além de estrogonofe, nhoque, quibe e, até mesmo, crepes.
O cardápio do Grão de Soja é bastante variado. Por exemplo, para almoço, uma boa sugestão é o nhoque de massa de soja com manjericão ao molho de tomates frescos, acompanhado de almôndegas de proteína de soja, salada verde, tomate, cenoura e saladinha de grãos de soja, trigo e cevada. Ou quem sabe uma “sojoada”: nada de carne de porco nesse prato! Mas soja em grão, cenoura e frango, ou, a opção vegetariana com proteína de soja, ambas acompanhadas de arroz integral, couve, vinagrete e farofa. “Tudo muito bem temperado e gostoso”, garante Luciana, lembrando que as receitas de muitos destes pratos são de família, ou seja, o segredo não é revelado!

Saúde

A soja é rica em proteínas, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados que têm ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Também é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B.
Estudos realizados no Japão e na China, países cujas populações utilizam regularmente a soja em sua dieta alimentar, mostraram reduzidos índices de doenças coronárias, de câncer de mama e de próstata, quando comparados aos dos países onde a soja é pouco utilizada na alimentação humana. Vários estudos foram realizados sobre os possíveis efeitos da soja na prevenção e no tratamento de alguns tipos de canceres, principalmente, aqueles relacionados com deficiência hormonal, como câncer de mama e de colo de útero. Além desses, a soja possui efeitos benéficos nos canceres de próstata, bexiga e intestino, dentre outros.
A soja contribui também na redução do colesterol, já que as proteínas de origem vegetal são mais benéficas à saúde do que as de origem animal. A ingestão diária de 25 gramas de proteína da soja reduz acentuadamente o colesterol total num período de, aproximadamente, três semanas. Essa ingestão diária de proteínas da soja pode reduzir em até 30% os níveis do chamado “mau” colesterol (LDL), ao mesmo tempo em que ocorre um estímulo para a produção do “bom” colesterol (HDL). A Federação Mundial de Cardiologia confirma que o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja faz bem ao coração, controlando os níveis de colesterol e, assim, prevenindo doenças crônicas.
Outro benefício gerado pela soja é para as mulheres. Como as isoflavonas, presentes no grão, são estruturalmente semelhantes ao estrógeno, hormônio cujas alterações causam a tensão pré-menstrual e a menopausa, ligam-se aos receptores estrogênicos das células evitando o surgimento dos sintomas indesejáveis da TPM e da menopausa. Além disso, a soja ajuda a prevenir a osteoporose. Entretanto, um único alimento não é capaz de prevenir sozinho o aparecimento de doenças. É preciso também ter uma dieta saudável, entre outros hábitos.
Então, não perca mais tempo e comece a se alimentar bem. O Grão de Soja abre de segunda a sábado, das 10 às 19h. O almoço é servido até às 16h e você ainda pode comprar um lindo artesanato no local.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA