Educação Humanitária

0
1621

Educadores, estudantes universitários, interessados num mundo melhor, compareçam! Partindo do princípio do amor à vida – não só do ser humano – mas à das outras espécies e à do próprio planeta, o Instituto Nina Rosa – Projetos por Amor à Vida – promove nos dias 5 e 6 de maio o 1° CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA no Memorial da América Latina, auditório Simon Bolívar. Com o subtítulo EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA – UM CAMINHO PARA A PAZ, o congresso contará com eminentes professores e doutores do Brasil e de outros países em palestras, debates e mesas redondas.
Dia 5, sexta feira, da abertura às 8h30 farão parte Eduardo Jorge Sobrinho, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, e Nina Jacob, presidente do INR (Instituto Nina Rosa). A programação prosseguirá com quatro palestras: Ética dos educadores na formação de valores nas crianças com Danielle Dennenberg (Faculty Cambridge College, ONGs International Institute for Humane Education e Seeds for Change Humane Education); Educação Humanitária: acrescentando Valores, Nina Rosa (INR); Vinculação da violência doméstica e da violência contra os animais, por Sonia T. Felipe, (Universidade Federal de Santa Catarina); A importância da educação sobre animais de companhia para a formação das crianças, Dennis Turner (IAHAIO – International Association of Human-Animal Interaction Organizations – Suiça).
Na sexta-feira também acontecerão três mesas redondas:
A primeira será sobre O papel da instituição educadora na construção do indivíduo e seus valores, com Honorina de Almeida (Instituto da Criança, SP) e Luciano Gelen Filho (Associação de Pedagogia Antroposófica de São Paulo); a segunda, sobre Crueldades e Maus tratos com animais no Brasil com Marcelo Pavlenco Rocha – (SOS Fauna – Órgão de Defesa da Fauna e Flora Brasileira, Juquitiba, SP); Silvia Pompeu e Marcos Pompeu –(Santuário Rancho dos Gnomos, Cotia, SP). A terceira, Experiências em Educação Humanitária, será apresentada por Jasmijn DeBoo (WSPA [World Society for the Protection of Animals] – Inglaterra) e Elizabeth MacGregor (Projeto Arca amazônica, WSPA – RJ, BR).
No sábado, dia 6, entre as 8h e 18h, haverá exposição de trabalhos que aplicam educação humanitária na pré-escola, ensinos fundamental e médio, além da premiação do melhor trabalho sobre o tema.
A importância da Ética na educação e na formação dos profissionais será abordada por Nestor Calderón (Universidade de Sale, Colombia) e Irvênia L. de Santis Prada (USP). Calderón ainda fará palestra sobre A importância do conhecimento sobre bem-estar animal para melhor convivência entre seres humanos e animais; e a veterinária Sheila Waligora sobre Comunicação entre espécies: resgatando a nossa natureza.
O Congresso focará as Alternativas para a substituição ao uso de animais no ensino, através de Odete Miranda (Faculdade de Medicina do ABC), Julia Matera (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP), e Thales Tréz (Universidade Federal de Alfenas MG – e Coordenador da INTERNICHE-BR). O assunto continuará em Educação humanitária nas faculdades: o que há de diferente? com a apresentação oral de trabalhos que substituem animais no ensino e a premiação do melhor dentre eles. A promotora de Justiça Vânia Tuglio (do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, SP) apresentará as Bases Legais para a Substituição Total ao Uso de Animais no Ensino.
Para finalizar o Congresso será lançado o documentário “Não Matarás” realizado pelo INR sobre o uso de animais em experimentos e ensino, previsto para as 17h, com entrada franca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA