Cia. do Latão na Vila

0
1818

Um dos grupos mais importantes do teatro brasileiro, a Companhia do Latão, completou 10 anos de existência em julho. Há um ano e meio que o grupo prepara essa comemoração, através da reunião de toda a memória literária, fotográfica e videográfica relativa ao trabalho. Esse conjunto de materiais deu origem a 8 vídeo-documentários e três livros, dois dos quais serão publicados no segundo semestre pela Editora Cosac Naify. A primeira mostra do material foi lançada no final de julho, junto com a abertura da nova sede da companhia, o Estúdio do Latão, um espaço destinado a atividades teatrais, cursos e projeções de vídeos. As comemorações não param por aí: está aberta a temporada de O Círculo de Giz Caucasiano no TUSP, integrada a diversos cursos de teatro, música e produção cultural.
A nova sede da Companhia – o Estúdio do Latão -, acolhe as atividades mais fundamentais do grupo: pesquisa cênica, apresentações públicas, atividades pedagógicas, projeção de vídeos, trabalho de produção teatral, organização de acervo, além de tornar acessíveis à consulta pública os materiais didáticos (livros, documentários em vídeo, fortuna crítica e iconográfica etc.) produzidos no Projeto Companhia do Latão 10 anos. Todas as atividades são gratuitas.
As primeiras sessões públicas apresentam sete vídeo-documentários em fase de finalização, além do “documentário-em-progresso” Brecht na Companhia do Latão. As discussões públicas serão também gravadas e farão parte da edição final. As reapresentações no TUSP já contemplam o material finalizado.
Também durante a inauguração pôde-se apreciar a apresentação especial do trabalho Fazendeiros e Posseiros (baseado na peça Horácios e Curiáceos, de Brecht), do Grupo Filhos da Mãe Terra, de Sarapuí, interior de São Paulo, do assentamento Carlos Lamarca, ligado ao MST. Este espetáculo marca a primeira realização de uma série de intercâmbios que o Estúdio do Latão pretende realizar com integrantes de movimentos sociais.
Outra atividade foi o lançamento dos bonecos dos livros comemorativos do grupo. São dois volumes, um com peças (Ensaios do Latão: peças e roteiros), outro com a teoria produzida sobre o grupo (Introdução ao teatro dialético: experimentos da Companhia do Latão). O material está praticamente pronto para a publicação, que será realizada pela casa editorial Cosac Naify. Além desses trabalhos, a Companhia do Latão edita em 2007 o livro Entrevistas da Vintém e outras conversas, que reúne importantes depoimentos de artistas e intelectuais entrevistados por Sérgio de Carvalho. No Estúdio do Latão serão disponibilizados ao público os bonecos desses livros.
O público também poderá apreciar a exposição fotográfica “Imagens do Latão”, um registro dos primeiros 10 anos da Companhia e que serve de suporte para uma seleção de fotos representativas de cada espetáculo, com trabalhos de importantes fotógrafos como Lenise Pinheiro, João Caldas, João Maria, Nélson Kon, Guilherme Mohalen, Stela Caputo, Gustavo Motta entre outros. A mostra fica exposta Estúdio do Latão até fim de outubro.

Atividades comemorativas no TUSP
O Círculo de Giz Caucasiano: Após duas temporadas de grande sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo, o espetáculo O Círculo de Giz Caucasiano (com a Companhia do Latão e artistas convidados) entra em cartaz em São Paulo no mês de agosto. A temporada abre um ciclo de trabalhos comemorativos do grupo no Teatro da Universidade de São Paulo. Ingressos: 20 reais (inteira). Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h.

Agosto
22 de agosto, quarta-feira
Projeção do vídeo Equívocos Colecionados,com comentários de Sérgio de Carvalho e equipe de realização, às 20h. Gratuita.
29 de agosto, quarta-feira
Projeção do vídeo O Nome do Sujeito, com comentários da equipe de realização, às 20h. Gratuita.

Setembro
4 de setembro, terça-feira
Início da Oficina Diálogos entre Vídeo e Teatro, com Diogo Noventa, das 10 às 13h. Terças e quintas, até dia 27.
12 de setembro, quarta-feira
Projeção de O Mercado do Gozo e Ensaio para Danton, com comentários da equipe de realização, às 20h.
14 de setembro, sexta-feira
Início da Oficina Encontros sobre Produção Cultural em Teatro de Grupo, com Ney Piacentini, 5 encontros às sextas, das 10 às 13h, até 12 de outubro.
17 de setembro, segunda-feira
Início da Oficina Introdução ao Trabalho do Compositor no Teatro e no Cinema, com Martin Eikmeier, 4 encontros, segundas e quartas, das 10 às 13h, até 26 de setembro.
19 de setembro, quarta-feira
Projeção do vídeo Auto dos Bons Tratos, às 20h, comentada pela equipe de realização.

Outubro
1 de outubro, segunda-feira
Início da Segunda Turma da Oficina de Atuação em Realismo Crítico, com Helena Albergaria, às segundas e quartas, das 10 às 13h, até 24 de outubro.
3 de outubro, quarta-feira
Projeção do vídeos-em-progresso da Companhia do Latão: Visões Siamesas e Brecht na Companhia do Latão, às 20h, com comentários da equipe de realização.
10 de outubro, quarta-feira
Intercâmbio videográfico, rojeção dos trabalhos de colaboradores da Companhia do Latão seguida de debate, às 20h.
17 de outubro, quarta-feira
Intercâmbio videográfico, projeção dos trabalhos de colaboradores da Companhia do Latão seguida de debate, às 20h.
25 de outubro, quarta-feira
Lançamento do livro Ensaios da Companhia do Latão: peças e roteiros, com palestra de Sérgio de Carvalho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA