Aprendiz em festa

0
1358

A Cidade Escola Aprendiz comemora, em agosto, 10 anos de criação e atividades no bairro. Ao longo deste tempo, a entidade tem se empenhado no desenvolvimento de práticas educativas que utilizam as artes e a comunicação como instrumentos de investigação do espaço urbano e interação com o público.
As metodologias resultantes desse processo podem ser resumidas no conceito de Bairro-Escola que tem como objetivo integrar os agentes sociais e a comunidade num amplo espaço educativo. Estão envolvidos no Bairro-Escola Vila Madalena as escolas públicas e particulares, o posto de saúde, os hospitais, os ateliês de arte, os comerciantes, os abrigos, os artistas, o cinema, os teatros, as ONGs e muitos outros agentes. A rede se forma a partir do encontro dos sonhos e trabalhos destes diferentes agentes e se apresenta a partir das mais diversas ações conjuntas. Nessa perspectiva de integração, todos os agentes dispostos a colaborar com o desenvolvimento local da comunidade a partir dos seus talentos e vocações, são bem vindos e nesse mosaico são muitos os recortes possíveis.
“O Bairro-Escola foi oficializado e será modelo para todo o País. Houve uma melhoria na educação e o projeto foi encampado pelos governos estadual e federal”, diz o jornalista Gilberto Dimenstein. Ele lembra que, para comemorar estes dez anos, a Cidade Escola Aprendiz terá diversas atividades e concretiza mais algumas parcerias, por exemplo com o Projeto Guri.
A chegada do Projeto Guri ao bairro consiste em garantir o acesso de crianças e adolescentes a uma maior participação sócio-cultural, utilizando para isto atividades musicais. Nestas dinâmicas, os cursos de instrumentos de cordas, cordas de arco, sopros, percussão e canto coral representam uma oportunidade para que estes jovens possam pensar, criar, agir e viver em sociedade utilizando a música como multiplicador da educação e da cultura.
A parceria entre Aprendiz e Guri já é antiga. Em 1999, um painel de azulejos artesanais instalado na Praça Júlio Prestes marcou uma exposição artística de crianças do Guri, com ilustrações realizadas para o Projeto 100 Muros, coordenado pelo Aprendiz.
Para marcar a vinda do Guri, foi criada a idéia da Comunidade Harmonia, que tem como objetivo aliar seu projeto sócio-cultural à vocação artística do bairro, somando à rede já existente seu trabalho de formação de jovens e a promoção de encontros musicais nos espaços públicos da comunidade.
Da união desses dois talentos, a Vila Madalena e o Projeto Guri, muito mais pode acontecer. O desejo é que a arte e a música ganhem as ruas e o imaginário de todos, fortalecendo a identidade local e o sentimento de pertencimento à poesia da Vila Madalena.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA