Aprendendo a surfar

0
892

Se você quer aprender a surfar, mas acha que não leva o mínimo jeito ou que para isso precisa se mudar de vez para a beira da praia pode começar a rever seus conceitos. A Aquasport mais uma vez sai na frente com a escola de surf. Isso mesmo: aprender a surfar com muita calma, numa piscina. Essa é a idéia implantada pelo professor de educação física e surfista, Paulo Ramiro.
Segundo ele, o curso é dividido em duas etapas. A primeira, realizada na piscina, tem duração de quatro horas, a começar com a parte teórica. “Antes de começarem os exercícios, faço uma explanação para que os alunos tenham uma noção sobre o mundo do surf, sua essência, história, equipamentos, tipos de ondas, praias, pranchas e segurança. Eles podem aproveitar para tirar dúvidas em relação ao curso”, explica Paulo.
Depois disso, é a vez da parte prática, quando, auxiliados por Paulo e mais dois instrutores, os futuros surfistas enfrentam os primeiros desafios tentando se equilibrar sobre as pranchas: aprendem a remar, afinal é fazendo isso que chegarão até às ondas; depois, tentam permanecer sentados e, enfim, em pé sobre a prancha. “Tudo isso parece muito simples, mas quando a pessoa vai para o mar, as coisas se complicam. É preciso trabalhar a postura, e o mais difícil para quem nunca surfou é fazer o movimento par ficar em pé sobre a prancha”, diz Paulo. Ele conta ainda que no curso utiliza a prancha longboard, que proporciona uma boa estabilidade. Para que o aprendizado seja mais efetivo, é recomendável que o aluno tenha um bom preparo físico, força e equilíbrio.
A segunda etapa do curso é realizada na praia. Lá, são dois dias de treinamento, geralmente num final de semana, onde os surfistas irão enfrentar as ondas e tentar superar seus limites. “Esse curso tem como objetivo dar uma base para quem quer surfar. A pessoa terá boas noções e dicas, mas precisa treinar”, diz Paulo, lembrando que o surf não é um esporte fácil, pois depende das condições naturais, ou seja, das ondas do mar e do vento.
As turmas são fechadas, com no máximo doze alunos, e o próximo curso está previsto para 3 de dezembro. Mais informações na Aquasport.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA