Aprendendo a filosofar

0
938

O período de férias também é um bom momento para aprender coisas diferentes. Por que não descobrir mais sobre filosofia e como pensavam os grandes filósofos como Aristóteles, Descartes e Sócrates, por exemplo? Em Pinheiros há uma escola que oferece cursos gratuitos nesta área, chamada Pra Saber.
No mês de janeiro, a Pra Saber coloca a disposição quatro cursos bem interessantes. O primeiro deles, chamado de Filosofia e Modos de Vida, trata da filosofia do ponto de vista ético. “Na medida em que trata de assuntos éticos, trata também de assuntos políticos. A idéia é discutir a filosofia e modo de vida, no singular e no plural”, explica o professor Alfredo Fernandes, coordenador cultural da casa. Já o curso intitulado Verdade e Mentira é para quem quer discutir essas duas vertentes. “Até que ponto a verdade é mesmo verdade e quando a mentira passa por verdade, ou se não dizer a verdade equivale a mentir”, questiona Alfredo.
O terceiro curso da Pra Saber é chamado Inconveniências do Ensino e Aprendizagem de Filosofia. Segundo Alfredo, este é um curso para estudantes de filosofia que querem ser professores, para professores de filosofia e até para outras pessoas que querem saber se vale a pena ou não ensinar filosofia. “É uma brincadeira, um jogo, com a idéia de ser ou não ser conveniente se ensinar filosofia. O mote é um dito importante de Kant, filósofo do século 18, que diz que o importante não é ensinar filosofia, mas sim ensinar a filosofar. Pode-se ensinar a ser filósofo e a usar isso na prática, ou isso é coisa só da elite intelectual, da academia? A idéia é discutir o alcance da filosofia”, observa.
E também para iniciantes é o curso Palavras da Filosofia. “É um curso que pode não ter fim porque vamos começar com algumas palavras típicas da filosofia, como metafísica, sujeito, objeto, verdade, razão. Mas como são muitas e como a filosofia tem mais de dois mil anos, vamos pouco a pouco acrescentando outras. A partir de cada palavra acabamos revisando a história da filosofia”, explica o professor.
Se ficou interessado, não demore para se inscrever. Mais informações e inscrições pelo email: prasaber@uol. com.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA