Um salão para crianças

0
1574

Há 25 anos, especificamente no dia 23 de janeiro de 1980, chegava à Vila Madalena o Piazito Cabeleireiros: um salão que tem como característica principal o atendimento infantil.
“Naquela época não havia esse tipo de trabalho no bairro e as pessoas tinham dificuldades de encontrar um local onde pudessem levar as crianças para cortar cabelo. Os salões eram mais direcionados aos adultos”, explica Bernadete Nastari da Rosa, que divide a administração do Piazito com José Carlos Coelho da Rosa e o filho Flávio Nastari da Rosa. E se para um adulto já é difícil permanecer por algum tempo parado em uma cadeira de cabelereiro, imagine para uma criança?
À princípio, o Piazito não dispunha de tanta infra-estrutura para receber os pequeninos. Com o passar do tempo, o salão foi sendo adaptado. Havia cadeiras normais, usadas por adultos e espelhos apenas. “A criança pequena ficava com medo, chorava ao ver a tesoura na mão do cabelereiro”, diz Bernadete. Hoje, a criança fica totalmente à vontade, já que no lugar dos espelhos foram colocadas tevês com câmeras onde eles podem se ver ou assistir a desenhos, as cadeiras foram substituídas por carrinhos e os profissionais se especializaram em trabalhar com a criança, afinal, um ofício que requer dedicação.
Bernadete diz ainda que, há uns três anos, passaram a atender de uma forma diferenciada o público juvenil, porque as crianças vão crescendo e para continuarem frequentando o Piazito não podem ver o local como exclusivamente infantil. “Se disser que é salão para crianças, eles não querem vir mais. Por isso, colocamos vídeo games para eles. Tudo bem que é meio complicado cortar cabelo enquanto brinca, mas o profissional precisa ter paciência”. E olha que eles atendem cerca de cem crianças e adolescentes por semana, de acordo com a proprietária. Sábado, sem dúvida, é o dia mais movimentado.
Bernadete relembra que, naquele tempo na Vila, o movimento de pessoas, trânsito e comércio era bem menos intenso. “O bairro era estritamente residencial. Tinha uma banquinha de jornal, mercearia, um bar na esquina, pensões…”. Havia outros salões, mas o Piazito foi o primeiro com foco nas crianças. Hoje, transformou-se em uma rede com mais duas unidades: na rua Luminárias, 252, e na Cerro Corá, 2111. A unidade da Vila abre de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 18h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA