Ação pela educação: projeto Lição de Casa

0
1521

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Profa. Carmen Beraldo, coordenadora do Lição de Casa

Na paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Beatriz, um grupo de professores voluntários dão aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes. É o projeto Lição de Casa.

“O projeto teve início em 1999. Alguns colegas professores e frequentadores da igreja sentiram que havia uma necessidade de criar um curso gratuito de reforço escolar para as crianças da região e matriculados em escolas públicas e particulares. A paróquia cedeu o espaço e assim foi criado o Lição de Casa”, narra Carmen Beraldo, professora aposentada com anos de experiência em escolas públicas e particulares onde lecionou português e inglês e coordenadora do projeto.

A moradora da Vila Madalena, que já morou na Vila Beatriz, lembra que “chegamos a ter 25 professores voluntários atendendo às crianças com aulas de reforço. Praticamente um professor por aluno”, lembra. “Eram crianças que moravam na região da Vila Beatriz e Vila Madalena e muitos estudavam em escolas públicas, principalmente do Olavo Pezzotti. Como acontece até hoje, pedimos que as crianças tragam os livros e cadernos para que possamos ajudá-los nas dúvidas”, diz.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Beatriz, onde acontecem as aulas do Lição de Casa (foto/Gerson Azevedo)
Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Beatriz, onde acontecem as aulas do Lição de Casa (foto/Gerson Azevedo)
Ela lembra que o perfil de moradores e das crianças da região mudou. “Hoje atendemos um número menor de crianças e são filhos de trabalhadores da região que nas tardes de segunda e quarta, das 14 às 16h, têm aulas de reforço no Lição de Casa. Ao final, os alunos ganham um lanche e se persistirem as dúvidas, os professores tratam de elucidar as pendências. Atualmente o número de professores voluntários é de seis pessoas e todos moradores da região”, informa Carmen.

Outro fator que a professora usa para explicar a diminuição do número de alunos que frequentam o Lição de Casa é “que as próprias escolas públicas e privadas criaram internamente um sistema de reforço escolar e isso é bom para todos – pais e alunos”, conclui.

A educadora informa que o Lição de Casa está aberto para receber qualquer aluno, devidamente matriculado em uma escola. Para participar das aulas de reforço é preciso que o aluno compareça nos dias e na hora que o projeto acontece na paróquia da Vila Beatriz. “Não há necessidade de matricula e as aulas são gratuitas”, avisa.

A paróquia inaugurada em 25 de janeiro de 1965, foi desmembrada da paróquia de Maria Madalena. Seu primeiro pároco foi o padre Emanuel Monteiro e desde 2014 está à frente da paróquia o padre Domingos Geraldo B. de Almeida Junior. (GA)

Paróquia N. S. Aparecida da Vila Beatriz, Rua Lemos Conde, 20, V. Beatriz, Tel. 3815-3039 e 3816-0709, www.nsap-vilabia.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA