Anti estresse animal

0
1711

Foto:

O vetmóvel vai até onde o pet mora. (Lucia Oliveira)

Com um vetmóvel, a veterinária Rúbia Burnier faz atendimentos em domicílio visando melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos bichos de estimação e a comodidade de seus donos.

Desde abril a médica veterinária mineira Rúbia Burnier circula pela Vila Madalena ao volante de um Jeep batizado de vetmóvel. Com o banco traseiro arriado, o que amplia a área do porta malas, o SUV tem toda a parte de trás ocupada por uma ‘caminha’ de cachorro king size e por vários brinquedos para distrair os pets. Na contramão do boom de furgões de banho e tosa que invadiram a cidade, o vetmóvel não está equipado para oferecer esse tipo de serviço. O Jeep é usado apenas como meio de locomoção para a veterinária chegar à casa dos clientes ou para transportar os animais, com todo o conforto, em atendimentos clínicos e hospitalares.

Dra. Rúbia Burnier a bordo do vetmóvel, (Lucia Oliveira)
Dra. Rúbia Burnier a bordo do vetmóvel, (Lucia Oliveira)

A proposta da dra. Rúbia é oferecer uma série de serviços em domicílio para evitar ao máximo o estresse dos bichinhos e aliviar a rotina corrida de seus donos, pelo menos no que diz respeito ao cuidado com os peludos. Garantir a qualidade de vida e o bem estar dos animais é a prioridade da veterinária. “No ambiente de casa, os pets se sentem mais seguros e, portanto, menos estressados, por isso é possível fazer uma avaliação mais eficaz e o atendimento surte melhor resultado”, explica.

O atendimento da especialista inclui terapia comportamental, com a aplicação de florais e a ajuda de um adestrador, se necessário, além de consultas clínicas, aplicações de vacinas e medicamentos e a redação de atestados de saúde. Se durante a consulta a veterinária constata a necessidade de realização de exames ou atendimento hospitalar, ela transporta e acompanha o animal até uma clínica, discutindo e analisando o caso em conjunto com o profissional responsável do local. “Eu não faço nenhum procedimento médico na casa do cliente nem no vetmóvel”, enfatiza. Para quem já tem ou pensa em adotar um filhote, a dra. Rúbia orienta na escolha do bichinho, ajuda com o treino de higiene e com a obediência aos comandos básicos.

O vetmóvel pronto para o próximo chamado (Lúcia Oliveira)
O vetmóvel pronto para o próximo chamado (Lúcia Oliveira)

A veterinária não é exatamente marinheira de primeira viagem no atendimento domiciliar. Quando se mudou da pequena cidade de Guaranésia, no Sudoeste de Minas, para São Paulo trabalhou de carro durante vários anos, oferecendo, inclusive, serviços de banho e tosa. “Comecei com isso no final dos anos 80 e fui a primeira unidade móvel de pet care e atendimento veterinário do Estado”, lembra. Em 2006, montou na Vila Madalena o Espaço Animal, um conceito de day care focado em saúde e bem estar. Uma fatalidade fez com que ela voltasse ao atendimento móvel. “Em janeiro deste ano, uma árvore caiu e destruiu boa parte da área do Espaço Animal. Ficou inviável reconstruir, aí decidi voltar às origens”, conta. (LO)

Vetmóvel Dra. Rúbia Burnier, Telefone 99996-1222, Instagram e Facebook: @vetmoveldrarubia

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA