Materiais: usos diversos

0
3654

Foto:

Materiais: usos diversos

Consultoria possui acervo de materiais e novas tecnologias para ajudar arquitetos, designers, cenógrafos e interessados.

Criada em 2008 após uma mostra de arquitetura, a materioteca pode ser definida como um lugar onde se pesquisa materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental. “É um centro de pesquisa e desenvolvimento que tem como objetivo transformar o modelo de produção e consumo em um ato mais responsável. Somos uma consultoria que presta serviços em Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos, análise de ciclo de vida de produtos, Rotulagem Ambiental, etc.”, explica a gestora ambiental e diretora da MateriaBrasil, Carolina Piccin.

Ela diz que a materioteca criou indicadores que norteiam o conhecimento de materiais e, com isso, consegue formatar comparações que são utilizadas nas decisões do que é melhor para cada realidade. “Analisamos questões como a racionalidade do uso da água, eficiência energética, componentes de produto, de onde o material vem, pra onde ele vai e como ele se comporta nesse ciclo”, complementa.

A ideia de montar a consultoria de materiais surgiu por conta das pesquisas que a equipe de Carolina já realizava com clientes. “Percebemos que tínhamos um ativo muito robusto. Um acervo para pesquisa que estava armazenado dentro dos nossos computadores e que a sociedade necessitava. Após uma mostra de arquitetura focada em projetos sustentáveis, que aconteceu em 2008, tivemos a ideia de colocar nossa pesquisa de forma mais palpável. A partir daí surgiu a materioteca e as exposições que elaboramos”, declara a diretora. 

Hoje, a MateriaBrasil oferece consultoria para escolher a melhor tecnologia e o melhor material/produto para determinado negócio. Carolina afirma que, nesse nicho específico de consultoria em materiais, eles trabalham para arquitetos, designers e cenógrafos. Ela explica ainda que no espaço físico que possui tanto na Vila Madalena como também no Rio de Janeiro são realizados workshops empresariais, encontros de estudantes, etc. e que os interessados podem fazer uma consultoria dentro da materioteca de maneira fácil, prática, divertida e bem inovadora. “Temos também o modo virtual open source e, para participar, o interessado precisa entrar em contato e marcar uma visita via e-mail: contato@materiabrasil.net”, informa Carolina.

A MateriaBrasil também monta a materioteca em eventos, feiras, mostras e afins. “O objetivo é levar o conhecimento da produção e a reflexão do consumo por meio do material”, finaliza a gestora. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA