Semana do Rock, de 13 a 18 de julho, com shows e homenagens

0
1530

Foto:

Arnaldo Antunes, foto de Rui Mendes/Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, anuncia a Semana do Rock, de 13 a 18 de julho. O projeto celebra o Dia do Rock, comemorado tradicionalmente no dia 13 de julho, e visa ressaltar otimismo e resiliência face à pandemia. Entre as atrações, estão uma homenagem à cantora Rita Lee e show de encerramento com a banda Titãs, no Theatro Municipal, além de extensa programação nas Casas de Cultura e Centros Culturais.

Além dos locais onde acontecem as apresentações por toda a cidade, o evento pode ser acessado pelo YouTube. No Theatro Municipal, o Titãs leva o espetáculo “Trio Acústico” junto com o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM). Celebrando mais de 20 anos do show “Titãs Acústico MTV”, o repertório inclui os grandes clássicos da banda e canções como “Epitáfio”, “Isso” e “Enquanto Houver Sol”. O evento será disponibilizado dia 18 (dom), no Youtube do Theatro, encerrando as comemorações da Semana do Rock.

Com duração de cinco dias, o evento terá, ao todo, dez apresentações na rua, duas para cada dia. O Mapa do Rock acontecerá num formato híbrido entre o presencial e o virtual, nas redes da Secretaria. Ao final, será produzido um vídeo com informações sobre os lugares que compõem o evento, incluindo dados, imagens históricas e narrações em off intercalando com trechos das apresentações. A parte histórica do evento foi concedida pelo escritor, jornalista e DJ Camilo Rocha,

Uma merecida homenagem à Rita Lee também faz parte da comemoração. Serão dois murais de 5x3m com técnicas de lambe-lambe e pintura – na Avenida Pompeia e no Belenzinho. A iniciativa inclui também produção e distribuição de lambes menores, realizados digitalmente por meio de colagens, contendo imagens da cantora em suas diversas fases e trechos icônicos de suas músicas. Um dos murais criados pela artista Telúrica em homenagem à Rita Lee será instalado na Avenida Pompeia, altura do número 421.

A Projeção Rui Mendes – Preto e Branco, dia 13, na região de Pinheiros é uma projeção a laser com tratamento de motion projetado em parede. Este evento acontece a partir da parceria entre o Studio Curva e o fotógrafo e diretor de fotografia Rui Mendes, conhecido por sua atuação na iconografia de discos, tendo realizado capas de álbum para bandas como IRA! e Sepultura. A projeção das fotografias do projeto Rui Mendes em Preto Branco, dia 13/7 (terça), na Rua Cardeal Arcoverde, 2.450, Pinheiros, das 18h30 à 1h.

Entre os destaques da programação infantil, a Semana do Rock apresenta a Trupe Canta Elvis, espetáculo que canta as músicas do ícone do rock norte-americano Elvis Presley. Esta montagem é apresentada pelo grupo Trupe Pé de Histórias, formado por Tucci Fattore e Naya Sá, que pesquisa as intersecções entre música e teatro no universo infantil. O espetáculo será gravado em áudio e disponibilizado em totens tsuro, que serão instalados em centros culturais pela cidade.

Mini-shows de artistas de rua tocando clássicos do rock em frente a locais onde funcionam ou funcionaram casas de shows e pontos de encontro importantes para a história do gênero na cidade (Galeria do Rock, Led Slay na ZL, Madame Satã, Hangar 110, Ácido Plástico, entre outros). Cada apresentação terá uma sinalização no local explicando a importância daquele local (por exemplo: Madame Satã 1983 – 1991 – casa noturna onde bandas como RPM e Titãs fizeram alguns de seus primeiros shows). A ação é um híbrido de online e presencial. Ao final da série de 10 apresentações será produzido um vídeo com informações dos pontos que compõem o mapa do rock, com dados e imagens históricas, narração em off intercalados com trechos das apresentações. Parte histórica e conceito concebidos pelo jornalista, escritor e DJ Camilo Rocha. Transmissões realizadas nas redes sociais da SMC.

Onde assistir: Rua Augusta (Ronnie Cord) – Galeria do lado do Centro; Rua Venâncio Aires, 408, Pompeia (casa onde moraram Os Mutantes); Avenida Celso Garcia, 5765 (Ledslay); Galeria do Rock; SESC Pompeia, Rua Clélia, 93, Pompeia; Rua Frei Caneca 1.100 (último endereço de Raul Seixas); Rua Conselheiro Ramalho, 873 (Madame Satã); Avenida Brigadeiro Faria Lima, 638, Pinheiros (Aeroanta); Rua Rodolfo Miranda, 110 (Hangar 110) e Rua Bela Cintra, 567 (Funhouse).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA