Sol da Vila, formando o futuro

0
1554

Escola com 20 anos de atuação em berçário e educação infantil e previsão de Fundamental 1 para 2021, a Sol da Vila inicia o ano com novo berçário e proposta pedagógica moderna.

A pedagoga Juliana Quege Soares Rimoli quando criou a escola teve no primeiro ano, 17 alunos. Com empenho e a certeza de oferecer um serviço de educação de qualidade fez com a Sol da Vila chegasse duas décadas depois com quase 200 alunos matriculados nos dois níveis que oferece.

Celso Rimoli, diretor administrativo e sócio, conta que “no início das atividades da escola, Juliana dividia seu tempo na administração da escola e um trabalho em um restaurante.”

Ele sabe a responsabilidade que a escola tem em dar as primeiras noções de cidadania e outros valores. “Estudos de Inteligência Emocional revelam a importância que esses primeiros anos de vida, de zero a seis, exercem no futuro dessas crianças”, diz.

Berçário-Div4A Sol da Vila além das disciplinas e atividades básicas de acordo com cada faixa etária também faz uso da disciplina positiva e de conceitos de inteligência emocional. “Fomos a primeira escola a introduzir essa pedagogia para os alunos e temos o reconhecimento dos pais”, afirma. Celso lembra que as famílias atuais podem ter diferentes formações e os pais e mães estão muito envolvidos com suas carreiras e também com a educação dos filhos. “O papel da escola é muito importante, em parceria com a família, na formação destas crianças”.

Para Celso, os conceitos da Sol da Vila, “levam as crianças a ter um bom relacionamento entre eles. Quando acontece um conflito, o que é natural, conversamos e mostramos para a criança seu ato de uma maneira natural e de acordo com sua faixa etária. E assim criança aprende a resolver problemas futuros de maneira mais suave. Alguns pais contam que já receberam ‘conselhos’ de seus filhos de como resolver certas situações de conflito”.

Além da aplicação de conceitos modernos, a Sol da Vila conta com uma boa estrutura e variada que inclui uma pequena quadra esportiva, salas lúdicas para brincadeiras, salas de aulas com mobiliário adequado e um clima que favorece o aprendizado dos pequenos. Árvores frutíferas e horta orgânica onde as crianças plantam e colhem muitos dos vegetais que são consumidas nas refeições. “Para nós a alimentação é muito importante e não permitimos a entrada de doces ou chocolates, usamos açúcar demerara em pequenas quantidades”, lembra Celso.

Berçário-Div3Uma atenção especial com a sustentabilidade e a reciclagem de materiais. A escola inaugurará em março um ateliê ecológico com abordagem educacional Reggio Emília, onde será trabalhado materiais que iriam para o lixo ou reciclagem, em brinquedos, jogos e atividades pedagógicas. No espaço terá uma atelierista especializada. “O lúdico é uma forma de exercitar a criatividade deles”, explica Celso.

Além de espaços seguros e equipe de professoras especializadas, os alunos da escola têm aulas de educação física, música e dança, judô, inglês e como opção, aulas de circo. As crianças também tem contato com animais: um coelho branco e três tartarugas alegram os pequenos.

O novo berçário inaugurado neste ano é um espaço exclusivo para as crianças de 3 meses a um ano e dois meses. Espaços em cores suaves, salas de estimulação com brinquedos modernos, salas de banhos e trocas de fraldas, além de um dormitório aconchegante onde cada criança fica no seu respectivo berço. Tem um acesso exclusivo pela Rua Paulistânia. (GA)

Escola Sol da Vila, Praça Baronesa de Bocaina, 107, Rua Paulistânia, 505 (berçário), Telefones 3031-4061 e 98903-2583 (Whats), www.escolasoldavila.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA