UBS da Vila Madalena recebe verba para reforma

0
2874

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Manoel Joaquim Pera, referência de atendimento à população da Vila Madalena e região recebe R$ 50 mil para melhorias.

A UBS atende no modelo de Estratégia Saúde de Família (ESF) e oferece consultas médicas, médico de saúde de família, consultas com enfermagem de saúde da família, atendimentos individuais e/ou coletivos com equipe multiprofissional a partir de encaminhamentos da equipe de saúde da família, atendimentos em grupo, odontologia, realiza visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde e equipe, além de atendimentos de assistência farmacêutica.

Inaugurada em 25 de janeiro de 1964, a UBS é coordenada pela Regional de Saúde Oeste da secretaria da Saúde da prefeitura. O volume de atendimento mensal à população, segundo informa a assessoria de imprensa da secretaria da Saúde, é de 1.600 consultas médicas, 650 consultas de enfermagem, 220 procedimentos de enfermagem, 550 atendimentos de odontologia e 2.200 procedimentos, além de mais de 4.400 visitas de agentes comunitários de saúde.

UBS Manoel-VM-Div.1Entre outros atendimentos, a UBS Dr. Manoel Joaquim Pera tem um programa voltado para os idosos, o Programa de Acompanhamento de Idosos compartilhado com a UBS Alto de Pinheiros e realizam vários encaminhamentos para a rede de serviços especializados como consultas, exames, acompanhamentos. Realiza os procedimentos de enfermagem: imunização (vacinas), curativos, inalação, administração de medicamentos, coletas de Papanicolau (estes, realizados por equipe de enfermagem) e coleta de exames laboratoriais.

As doenças crônicas são as principais causas de atendimento, assim também como as doenças do aparelho circulatório, endócrinas e metabólicas, com ênfase em diabetes, respectivamente. 
Também faz parte dos serviços disponíveis na UBS da Vila Madalena, o acompanhamento e tratamento de pessoas portadoras de sífilis e tuberculose, acolhimento à demanda espontânea, realização de teste rápido HIV, sífilis, hepatites B e C, além de liberação de medicamentos previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename.

O valor de R$ 50 mil que chegou à UBS por emenda de autoria do vereador Police Neto PSD) será utilizado, segundo a coordenadoria regional de saúde, para adequação predial (de acordo com as normas técnicas) além de melhorar o fluxo da unidade para prestar um melhor serviço à população, incluindo melhorar a acessibilidade aos usuários.

A CRS informa que a UBS atende aproximadamente 90% de moradores e trabalhadores da Vila Madalena e Pinheiros, sendo que 55% na faixa etária adulta, 32% formada por maiores de 60 anos, 9% de crianças e os adolescentes respondem por 4% dos atendimentos. (GA)

UBS Dr. Manoel Joaquim Pera, Rua Purpurina, 280, Vila Madalena, Telefone 3032-9891

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA