A arte do design de joias

0
1795

Foto: Divulgação

Divulgação
A arte do design de joias

Que tal você mesmo criar seu anel, aliança ou uma joia exclusiva? Um ateliê na Vila Madalena além de vender suas criações também oferece cursos para iniciantes ou avançados.

Antes de se dedicar à joalheria, Lucas Shirts foi tatuador e grafiteiro. “Dez anos atrás, fui aprender joalheria em uma escola como a que tenho agora. E senti que era isso que queria fazer!” Mais tarde, o designer de joias se associou ao amigo Eduardo Buffardi e abriram o Atelier Lucas Shirts na Vila Madalena em 2008.

Para Lucas, a joalheria é “uma oportunidade do artista transformar algo bruto, como uma pedra sem lapidação ou materiais como o ouro, a prata em uma joia que tenha como produto final além da história, em algo sutil, delicado e singelo”. Mas antes de ter seu espaço, Lucas conta que sua bancada de trabalho ocupou espaços na casa da mãe e de outros parentes. “É como muita gente começa nesta atividade. Não é preciso muito espaço”, lembra.

Lucas Shirts e Eduardo Buffardi, sócios do ateliê (Divulgação/Tiago Santos)
Lucas Shirts e Eduardo Buffardi, sócios do ateliê (Divulgação/Tiago Santos)
As joias e peças criadas pelo ateliê tem muito de moderno e contemporâneas. O design explora todas as qualidades dos materiais e das pedras em uma combinação bacana que depois de finalizadas se transformam em pingentes, anéis, pulseiras. Algumas coleções de joias foram inspiradas no trabalho de artistas plásticos como Caco Bressane. Foi assim que nasceu a coleção Orixás em delicados pingentes de Yansan, Oxumaré, Oxum, em prata 250.

Cada joia é criada pelos designers desde a ideia no papel ou na tela do computador, e todo o processo de fabricação da peça é feita na oficina o processo de fabricação, a escolha do material, até a peça ficar pronta.

Os cursos de joalheria têm turmas iniciando regularmente. “Os cursos básicos, são voltados para pessoas interessadas em joalheria que não têm nenhuma experiência ou conhecimento na arte da joalheria. Temos turmas intensivas no total de dez aulas que acontecem durante a semana, em dois períodos de aulas, manhã e tarde. E aos sábados (30 horas de aulas). Limitamos o número de alunos em 6 por turma para que todos possam receber nossa atenção”, explica Lucas.

a oficina do ateliê (Divulgação)
a oficina do ateliê (Divulgação)
Além do básico, há cursos intermediários, mais avançado para o aluno que já domina o básico e está em nova etapa, com novas técnicas de construção das peças. Também são dez aulas com 3 horas de duração cada uma.

Mas o aprendizado em joalheria sempre vai progredindo e segundo Lucas, “muitos alunos que passaram por aqui são profissionais reconhecidos. Fazemos questão de passar todos os nossos segredos e conhecimentos”, garante.

Muitos dos alunos também continuam a ter o que Lucas chama de monitoria, “ele faz as pesquisas em criação, na construção e expressão do seu trabalho de maneira independente mas sempre com o auxilio de nossos profissionais e equipamentos do atelier. Pelo prazo que ele quiser.”

A parceria com alunos e profissionais através de co-working é uma forma de Lucas e os professores participar de projetos.

O curso de joalheria pode ser por finalidades profissionais e também como uma forma de lazer. “É comum que casais participem das aulas e as alianças são as peças que a maioria deles produz. Cada um faz a peça para seu parceiro ou parceira!”, finaliza. (GA)

Atelier Lucas Shirts, Rua Fidalga, 182, Telefone 98760-0958 (Whats), www.atelierlucasshirts.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA