Ecoótica, a sustentabilidade até na ponta do nariz

0
2388

Na Ecoótica a preocupação com o meio ambiente está nos mínimos detalhes, das armações feitas com madeira de reflorestamento ao espaço para descarte de produtos para doação.

Inaugurada em janeiro, a filial da Ecoótica aberta na Vila Madalena tem chamado a atenção do público que passa em frente à loja por causa das armações diferentes, das mais variadas cores, confeccionadas em madeira de reflorestamento. Elas estão dispostas na vitrine e em um imenso expositor, também em madeira, que tem o formato de uma árvore e fica bem na entrada da loja, com vista para a rua Wisard.

A equipe da Ecoótica (Lucia Oliveira)
A equipe da Ecoótica (Lucia Oliveira)
Mas a ideia do sócio Gustavo Guazzelli não é apenas dispor de produtos sustentáveis para venda e sim oferecer aos clientes todo um espaço ecossustentável, que se torne referência na região. “Nossa proposta é contribuir de uma forma ampla para uma sociedade mais consciente e para um meio ambiente e uma qualidade de vida melhor para as pessoas”, explica o empresário.

A preocupação com a sustentabilidade começa nos detalhes da decoração, que prioriza produtos e materiais com certificado de origem. Um ponto de destaque no layout da loja são os nichos para coleta de itens para doação. Ali podem ser descartados óculos, roupas, livros, brinquedos e outros objetos, que são encaminhados a ONGs e instituições que ajudam pessoas carentes. “Nós também recolhemos lixo eletrônico, como baterias de celulares”, lembra Guazzelli. Para as crianças que vão com os papais escolher o óculos, há um espaço de entretenimento, com brinquedos em madeira, além de lápis e papel reciclado para desenhar. “Dentro da nossa proposta de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas pensamos em um espaço onde as famílias pudessem vir juntas e dispor de uma experiência de compra agradável e isso inclui distrair a criançada”, ressalta.

GVM - fev 2019 - Estilo - Ecootica 3
Embora o diferencial seja a linha de óculos de grau e sol com armação em madeira, a Ecoótica trabalha com os principais fabricantes do mercado, tais como Ray Ban, Versace, Vogue e Mormaii. “As armações ecológicas são feitas por um fabricante nacional, a Natyve, de forma totalmente artesanal. Os óculos são extremamente leves e, apesar de confeccionados manualmente, têm um custo bastante acessível”, destaca Guazzelli. “Para a frente dos óculos, são usadas 12 lâminas de madeira reflorestada e para cada haste são necessárias seis. O cliente pode customizar o produto, escolhendo cores diferentes para a frente e as hastes, e ainda gravar na parte de dentro da haste um texto com até 25 caracteres”, explica.

Para proteger os óculos e transportá-los, foi desenvolvido um porta-óculos exclusivo e – logicamente – sustentável, feito com plástico reciclável de garrafa PET, que pode até ser pendurado no carro para facilitar na hora de pôr ou tirar o acessório. “Cada detalhe relativo ao negócio foi valorizado dentro do nosso projeto”, diz o sócio. “Começamos com quatro lojas, abertas praticamente ao mesmo tempo – em Pirituba, Santana, Chácara Santo Antônio e esta na Vila Madalena – mas acreditamos muito no potencial daqui, pois o público da Madalena tem um perfil diferenciado, gosta de inovação e é antenado com assuntos como sustentabilidade”, explica Guazzelli. (Lúcia Oliveira)

Ecoótica, Rua Wisard, 271, Vila Madalena, Telefone 5555-0231

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA