Restaurante com receitas inspiradas na culinária brasileira, o Canto do Saci, vai além do capricho dos pratos.
A fachada do casarão é decorada com estampas de portões colecionadas pelo artista plástico Philaico. O pequeno salão é simpático e as mesas junto à janela são os primeiros lugares que os clientes escolhem para ocupar. O ambiente interno reúne peças antigas e uma parede de azulejos originais da casa foi mantida.
Na direção do restaurante está Maria Rocha Pece, que trabalhou por um longo tempo em organizações não-governamentais que auxiliam pessoas carentes. “Foi um trabalho que gostei de fazer”.
A relação com a gastronomia, Maria, aprendeu com a mãe, “uma cozinheira de mão cheia”. A empresária fabricou, por um tempo, doces que fornecia para bufês. “O negócio deu certo e cresceu e eu resolvi partir para um restaurante de comida brasileira”.
O saci do nome é em homenagem a um pássaro presente no Nordeste e não ao personagem do folclore brasileiro. Além da gastronomia, a casa realiza eventos para crianças e adultos.
Para chefiar a cozinha do restaurante, Maria contratou o experiente chef Fernando Dara. Diariamente a casa oferece duas opções diferentes de acordo com o mercado e a época do ano. Mas tem alguns pratos do cardápio fixo que são encontrados diariamente, como é o caso da carne de panela em três versões de tamanho (pequeno, médio e grande). Todos os vegetais servidos são 100 % orgânicos. “Ainda espero aumentar o número de fornecedores orgânicos”, pretende a empresária.
Para atender a todos os públicos, há opções vegetarianas e veganas, como o baião de 2. Para os cilíacos, quando pedido, a cozinha prepara uma refeição livre de glúten. A feijoada é a pedida de quarta e sábado. Experimente o pudim de leite antes de pedir o cafezinho e a conta. Abre das 8 às 20h. Fecha domingo e feriados. (GA)
Canto do Saci, Rua Amália de Noronha, 181, Telefones 3063-2950 e 98428-1654, www.facebook.com/cantodosaci