Massas feitas na casa, molhos com receitas originais da “bota”. Assim é a Trattoria Macarrão da Mama.
O restaurante, inaugurado em janeiro deste ano, ocupa uma pequena residência com quintal em uma tranquila rua da Vila Beatriz.
Logo na entrada, uma bandeira italiana recepciona a clientela. Edison Ivanov comanda a equipe formada por David, Rafael, Grazi e Ana. Arquiteto por formação, Edison sempre esteve próximos às panelas e ao fogão da mãe, dona Regina, que tem origem italiana e hoje, por conta da idade está na coordenação do restaurante homônimo que a família tem há muitos anos na zona Norte.
As mesas estão distribuídas no pequeno salão com fitas e decoração que nos remete à Itália e o som ambiente, de músicas italianas contemporâneas, dão o clima italiano do lugar. Na parte externa, outras mesas que podem ser opção para dias mais quentes e arejados. Um clima de casa.
Edison informa que durante a semana, o restaurante oferece almoço executivo com opções criativas que mudam de acordo com a estação e o mercado. “Mas sempre temos opção de massa e carne a um bom preço”, recomenda.
Do cardápio fixo, as massas sempre estão presentes. Como antipasto, a tradicional bruschetta é uma boa pedida. Entre as massas, a “lasanha aos quatro queijos ou ao molho pomodoro, rondeli (massa recheada), espaguete com molho de tomate (pomodoro), fetucine (vermelho e verde) com várias opções de molhos para acompanhar”, descreve Edison uma parte das sugestões que o cliente encontra em seu restaurante.
Outras sugestões, que Edison indica: o filé a parmegiana à gaúcha. “É um prato que serve com tranquilidade duas pessoas. O minestrone com molho ragú e linguiça calabresa também é uma boa pedida. O filé a Diana tem 500 gramas de carne macia e o molho é feito à base de vinho tinto e acompanha arroz italiano (riso). O filé Maranelo é um prato que, era o preferido pelo fundador da Ferrari, o comendador Enzo Ferrari”.
O nhoque é um dos destaques da cozinha do Macarrão da Mama. Produzido diariamente a massa pode ser servida com molho à base de tomate (pomodoro) ou com molho branco. Reza a tradição gastronômica que quem come nhoque no dia 29 de cada mês terá um período de fartura e riqueza em sua vida.
Um restaurante italiano não pode deixar de ter vinhos. Aqui eles podem ser consumidos em garrafas ou em taça. Escolhidos por Edison, a carta de vinhos não é muito extensa mas tem garrafas de vários produtores do Velho e do Novo Mundo.
Edison pode indicar o vinho adequado que melhor harmoniza com o prato pedido. E para completar a refeição não deixe de saborear uma das deliciosas sobremesas feitas pela Ana. Bravo! (GA)
Trattoria Macarrão da Mama, Rua Pascoal Vita, 415, Vila Beatriz, Telefone 3031-1876, www.macarraodamama.com.br