Notas de Cultura e Lazer – GVM 231 novembro/16

0
2306

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Gigantos, de Raquel Brust, na Rua Simpatia.

ESPECIAL
7ª Mostra SP de Fotografia. Realizada desde 2009 discute a fotografia na cidade. A Vila Madalena, é a homenageada desta edição. Além de exposições em vários locais da Vila, acontecem palestras para discutir a fotografia, abertas ao público em geral. Dia 15/11, às 19h, acontece a palestra com o historiador e morador da Vila Madalena, Eduardo José Afonso, sobre seu registro sistemático do bairro e parte deste acervo que está exposto na Doc Galeria, R. Aspicuelta, 145. A mostra vai até 19/11. www.facebook.com/docgaleria.

11ª Balada Literária. O evento deste ano homenageia os 20 anos de marte do escritor e poeta Caio Fernando Abreu. Criado e organizado pelo escritor Marcelino Freire ocupa neste ano, vários endereços na cidade. Haverá palestras, lançamentos de livros entre outros eventos. Na Vila Madalena, eles acontecem na Livraria da Vila, no Sesc Pinheiros, Centro Cultural b_arco. Entre os convidados estão convidados estão Ney Matogrosso, Ana Maria Gonçalves, Ferréz, Cida Moreira, Gero Camilo, Rogéria, Tetê Espíndola, Wagner Moura, Moraes Moreira e João Gilberto Noll. Os eventos acontecem entre 23 e 27/11 e são gratuitos. Veja a programação completa em www.baladaliteraria.com.br

Madalena Criativa. Primeira edição do evento reunirá artesanato, música e gastronomia nas ruas do bairro e acontece no dia 27/11, das 10 às 19h, no trecho da Rua Fradique Coutinho, entre Wisard e Aspicuelta. Haverá apresentação de artistas, expositores de moda, artesanato e um festival de food trucks com valores até R$ 20,00. O evento é uma parceria do Centro Cultural Vila Madalena, que promove a Feira de Artes da Vila Madalena e o Mercado Mundo Mix. Uma das grandes atrações do evento é o Coletivo Pilantragi, conhecido por seus projetos de música e da arte. O idealizador e residente do projeto, DJ Rodrigo Bento, estará no comando o palco principal das 15h às 19h. Veja a programação em www.centroculturalvilamadalena.com.br

Espaço O Autor na Praça. Local de divulgação da cultura, coordenado por Edson Lima, promove no dia 12/11 a partir das 15h, o Projeto Cadeiras Vazias, em comemoração aos 100 anos do samba, com roda de samba que acontece em outros pontos da cidade. Praça Benedito Calixto.

Escape Hotel. O escape game oferece uma experiência completa, de mistério em cenário cenográfico. Escolha o mistério a ser desvendado: A Loira do Banheiro, O Templo Maia ou a Cena do Crime. Aos domingos a programação é dedicada aos mais jovens e famílias. Av. Pedroso de Morais, 832, Pinheiros, tel. 3637-0007, www.escapehotel.com.br.

— CARNAVAL –

GVM/Arquivo
Ensaio da Pérola Negra acontece aos domingos (GVM/Arquivo)

Pérola Negra. A escola de samba da Vila Madalena faz seus ensaios aos domingos a partir das 18h no Tropical, Av. Waldemar Ferreira, 93, Butantã (a 100 m do metrô Butantã), www.facebook.com/oficialperolanegra

— CRIANÇAS –
MundoMaker. A escola tem oficinas regulares onde as crianças aprendem a fabricar seus próprios brinquedos com os mais diversos materiais incluindo impressora 3D. R. Harmonia, 896, casa 6, V. Madalena, tel. 99549-2005.

— EXPOSIÇÃO –
Galeria Estação. Um Desassossego, exposição de pinturas, dá oportunidade a jovens pintores fora do mainstream. Para isso, a diretora da galeria Vilma Eid contou com a colaboração de 10 curadores pintores que escolheram, cada um, dois novos artistas entre Rio e São Paulo para realizar a exposição. A exceção é o já reconhecido Boi (José Carlos Boi Cezar Ferreira). Até 6/12, com entrada franca. R. Ferreira de Araújo, 625, tel. 3813-7253.
Galeria Sancovsky. A mostra Caihóng reúne trabalhos de Shu Lin com a interlocução de Antonio Malta Campos e Bruno Mendonça. Até 3/12. Praça Benedito Calixto, 103, tel. 3086-0784.

Tiago Gonçalves
Kaoru Ito, da Shunkun (Foto/Tiago Gonçalves)

Skukun Expo Especial. Como acontece anualmente, a escola de desenhos e artes expõe obras dos alunos do professor Kaoru Ito nas artes do shodô, sumiê, pintura japonesa, biombo, abstrato, pintura de kimono. A partir de 2/12, com entrada franca. R. Mourato Coelho, 520, tel. 97127-7769.

I love You Baby, de Leda Catunda, no Tomie Othake (Divulgação)
I love You Baby, de Leda Catunda, no Tomie Othake (Divulgação)

 

Tomie Othake. O projeto Nossas Artistas criado pelo ITO parte desta percepção e propõe uma sequência de mostras individuais dedicadas a artistas que fizeram e fazem a história da arte brasileira. Leda Catunda (São Paulo SP, 1961) inaugura o programa com a exposição I love you baby, sob curadoria de Paulo Miyada. De 10/11 até 15/1/2017. R. Coropés, 201, tel. 2245-1900.

— FOTOGRAFIA –
Andreia Miguel. A fotógrafa especializada em retratos atende famílias, gestantes e realiza books diversos de bebês e outras faixas etárias em estúdio ou cenários externos com criatividade e sensibilidade. R. Caminha de Amorim, 291, V. Madalena, tel. 2609-4032. facebook.com/andreiamiguelfotografia.

— MÚSICA –
Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Apresentação do harpista Vinicius Medrado que apresenta suas composições em harpa, korá (harpa africana) e percurssões. Sextas, às 19h. Grátis. Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, tel. 3082-5023 e 3063-3064.

Mafer Discos. A loja de discos – compra, venda e troca — chega à Vila Madalena com uma seleção especial de LPs e CDs de música brasileira, pop, jazz e rock. No dia 25/11, a partir das 18h30, acontece o lançamento do livro Rock Raro, de Wagner Xavier. R. Mourato Coelho, 830, V. Madalena, tel. 3081-5413, www.facebook.com/Mafer-Records.

Republic English Pub. O tradicional pub da Vila Madalena, além das TVs sintonizadas em eventos esportivos, tem cervejas nacionais e importadas, drinques a base de chope e cardápio de petiscos típicos de pub com nomes que remetem à Inglaterra. A música tem espaço especial com uma programação musical bem variada, como a apresentação, entre outras atrações, da Banda VIH e DJ Cadu, Sal Vincent e Banda Monk (16/9). Veja a programação completa em www.republicpub.com.br. R. Delfina, 110, V. Madalena, tel. 3814-5581.

Palhaço Charles é o mestre de cerimônia (foto/Divulgação)
Palhaço Charles é o mestre de cerimônia (foto/Divulgação)

Sarau do Charles. Comemorando 20 anos, o evento apresenta vários artistas entre poetas, mímicos, bailarinos, contadores de histórias, palhaços, atores, circenses e músicos profissionais e amadores. O anfitrião é o Palhaço Charles (Alessandro Azevedo) criador do sarau. Dia 19/11, às 23h. Espaço Gam Yoga. R. Fradique Coutinho, 1.004, V. Madalena, www.rasodacatarina.org.br

Maria Eugênia Almeida e Marina Abib, da Cia. Soma, no Brincante (Divulgação)
Maria Eugênia Almeida e Marina Abib, da Cia. Soma, no Brincante (Divulgação)

— TEATRO –

Brincante. Reaberto em outubro, o teatro e centro de dança e outras artes tem o espetáculo Soma ao Som, da Cia. Soma, das dançarinas Maria Eugênia Almeida e Marina Abib, que comemoram oito anos de atividade. Os músicos Gabriel Levy e Ari Colares participam. As apresentações acontecem nos dias 11, 18 e 25/11, às 21h30. R. Purpurina, 412, tel. 3816-0575.

A Evocação do Zé Batalha. Texto e direção de Alberico Rodrigues. Com Jane Mara, Fabrício Bini e Douvalor. Baseado no livro homônimo, a peça retrata as lembranças de menino no interior da Bahia. Sexta, 20h, sábado, 18 e 20h e domingo, 16 e 18h. Espaço Cultural Alberico Rodrigues. Pça. Benedito Calixto, 159, tel. 3064-3920.

— CURSOS —
Abra Pinheiros. A escola de arte e design promove cursos, workshops e oficinas intensivas. Decoração de interiores, fotografia básica, desenho técnico e perspectiva, AutoCad 2D, Photoshop, desenho de moda, história da arte entre outros cursos. R. Capote Valente, 1.332, tel. 3624-0927, pinheiros@abra.com.br

Mitologia grega. A partir da leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. Na oficina, não se pretende enxergar a verdade literal dos fatos, mas por meio da imaginação, visualizando a poesia e fantasia do cotidiano. Coordenação Wládia Beatriz Correia. Grátis. Quinta, às 15h. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, tel. 3082-5023 e 3063-3064.

Sala Crisantempo. Técnica Klaus Vianna com Marines Calori. A aula tem como enfoque a busca da expressividade do corpo, com sua variedade infinita de movimentos, que brotam de impulsos interiores e se exteriorizam através do gesto, compondo uma relação íntima com o ritmo, o espaço, o desenho das emoções e das intenções. Quintas-feiras das 8h30 às 10h. R. Fidalga, 521, tel. 3819-2287.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA