Linguagem universal

0
1855
Foto: Tiago Gonçalves

Em novo local, tradicional escola de música do bairro, disponibiliza cursos de música diversos, sempre focados na percepção do aluno.

Há um mês de completar 31 anos, a escola Espaço Musical funciona agora na mesma rua, mas em uma nova casa, totalmente reformulada para receber antigos e novos alunos. Comandada pelo músico, professor e empresário Ricardo Breim, a escola tem uma proposta diferente de conservatórios tradicionais, mais voltados ao ensino dividido entre teoria e prática, referenciado principalmente na leitura e interpretação da música de concerto. Sua proposta, então, é não apenas ensinar um instrumento musical, mas aguçar todos os sentidos e percepções que fazem com que um músico seja um verdadeiro expert em sua profissão. “Nosso foco é na aprendizagem e no ensino da música como linguagem, principalmente porque ensinar música e ensinar a tocar um instrumento são duas coisas bem diferentes – é caligrafia e português, por exemplo: não se entra num curso de caligrafia, achando que vai aprender português. Para mim, a música é a linguagem universal e os instrumentos,os meios para se chegar a ela”, diz.

Com alunos de todas as faixas etárias, a escola oferece desde a formação musical básica até a formação de músicos educadores. As aulas estão divididas em quatro cursos para as faixas etárias de 0 a 8 anos e para pré-adolescentes a adultos. São eles: iniciação musical para bebês (de 0 a 2 anos); iniciação musical (de 3 a 5 anos); formação musical (a partir de 11 anos); e formação de músicos educadores. Ricardo diz que é possível aprender música em qualquer faixa etária. “A música se aprende e se desenvolve no cérebro através do ouvido interno. Quando alguém procura uma escola, ela já está motivada pelo tipo de música que costuma ouvir (seja jazz, rock, samba, clássico) e isso tem de ser respeitado e é uma coisa forte aqui. Não impomos, então, qualquer estilo a nossos alunos. São eles que escolhem”, destaca.

Com metodologia e material didático exclusivos, o Espaço Musical é uma referência em escola de música. Já funcionando desde o dia 1º de fevereiro no número 162 da rua Paulistânia, a escola conta agora com um espaço maior (mais de 500 m2), 12 salas de aulas, três auditórios e um estúdio para gravação, ensaios e aulas de tecnologia musical. (ND)

Espaço Musical

Rua Paulistânia, 162, Vila Madalena

Telefone 3813-2955

www.espacomusical.com.br

Fotos: Tiago Gonçalves

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA