Sonhos materializados

0
1957

Desde 1983 espaço oferece base e suporte para que crianças de 5 a 15 anos criem e construam qualquer tipo de projeto.

“Não somos nem uma escola regular nem uma oficina de criatividade, somos, sim, uma garagem de invenção, um projeto educacional de primeira linha, que faz com que os sonhos das crianças se materializem”, define José Carlos Teixeira Moreira, engenheiro e fundador do ateliê de tecnologia Tempo & Espaço.

Tempo & Espaço ND (13)Para ele, nada é mais gratificante do que fazer florescer a imaginação de crianças de 5 a 15 anos, muitas vezes negligenciada ou pouco incentivada pelo ensino formal brasileiro. “Toda a revolução tecnológica que existiu nasceu nos fundos de uma garagem, a exemplo de Steve Jobs, de Ford… então aqui eu quis resgatar essa ‘arte do fazer’, que em nossa cultura nunca foi levada muito a sério. Percebi que as crianças nessa faixa etária viviam a plenitude de seu despudor de inventar, mas não conseguiam fazer isso só com o estudo formal porque, mesmo que a escola seja muito boa, ela tem limitações impostas, e compele a criança a trabalhar pela ética do dever (do ‘dever’ de casa). Já aqui, neste ambiente de invenções, ela é regulada pela ética do prazer, assim, o que ela inventa, cria e desenvolve é o seu ‘prazer’ de casa”, declara o empresário.

Rodeado por carros de madeira, aviões, fantoches, bonecos e milhares de outros inventos criados por seus alunos, José Carlos sente que seu próprio sonho se concretizou, tanto que lá se vão 31 anos de um trabalho minucioso, profundo e sério feito até com certa discrição na Vila Madalena.Tempo & Espaço ND (3)

O Tempo & Espaço possui professores engajados com os princípios de seu criador e com os sonhos infantis, por isso nada é imposto ao aluno. “Uma das coisas que fizeram a credibilidade deste espaço foisua competência pedagógica reconhecida pelos maiores educadores do mundo. Nossos professores não interferem nos projetos das crianças, injetando coisas que estão na moda, por exemplo. Eles são, sim, subordinados ao projeto da criança e à criança, e tem como papel principal assegurar a eficiência daquele sonho, daquele projeto, pois nosso compromisso é com a criança”, explica.Tempo & Espaço ND (12)

O ateliê está aberto para novas turmas regulares e também para os cursos de férias. A oficina de projetos regulares funciona de 2ª a 6ª-feira por duas horas e em quatro horários (das 8 às 10h, das 10 às 12h, das 14 às 16h ou das 16 às 18h). Já a oficina de férias será realizada entre os dias 11 a 15/01; 18 a 22/01; e de 26 a 29/01 em três horários (das 10 às 12h, das 14 às 16h ou das 16 às 18h). As vagas são limitadas. (ND)

Tempo & Espaço Ateliê de Tecnologia

Rua Girassol, 133
, Vila Madalena

Telefone 3032 -6809 e 3798-3196

www.facebook.com/atelietempoespaco.com.br

 

Texto e fotos: Nanci Dainezi

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA